Espiritualidade e Sociedade





James G. (Jim) Matlock, Ph.D.

>    Estudos de Caso de Memórias de Vidas Passada

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

James G. (Jim) Matlock, Ph.D.
>    Estudos de Caso de Memórias de Vidas Passada

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

(texto inicial)

 


1. Preliminares

Embora a parapsicologia tradicionalmente tivesse se ocupado com a questão de se algum aspecto do ser humano sobrevive à morte do corpo, a pesquisa sobre reencarnação, como uma forma que a sobrevivência pode tomar, é um desenvolvimento comparativamente recente. Myers, aparentemente ignorante de um caso importante (Hearn, 1897) que tinha sido publicado na época que ele escreveu, concluiu em 1903 que “para a reencarnação não há no momento nenhuma evidência válida” (v. 2, p. 134). Esta situação começou a mudar só em 1960 com o surgimento do artigo de Ian Stevenson, “A Evidência para Sobrevivência de Alegadas Memórias de Encarnações Anteriores”, no Journal of the American Society for Psychical Research [Jornal da Sociedade Americana para Pesquisa Psíquica].

Na primeira parte desse artigo, Stevenson (1960a) revisou casos de alegações de memórias de vidas passadas e relatou tendo achado 44 em que a pessoa descrita como a encarnação anterior havia sido investigada e identificada. Na segunda parte do artigo (Stevenson, 1960b) considerou possíveis interpretações dos casos e fez sugestões para mais pesquisas, sugestões que ele próprio então buscou executar. Após a recepção de uma concessão da Parapsychology Foundation [Fundação de Parapsicologia], Stevenson foi à Índia e Ceilão (agora Sri Lanka) em sua primeira viagem de campo. Pela época em que ele publicou sua primeira coleção de relatórios de caso (Stevenson, 1966b), já tinha registros de mais de 600 casos em seus arquivos. A partir de 1988 (ver Stevenson & Samararatne, 1988), tinha ao redor de 2.500.

Na época em que Stevenson publicou sua revisão da literatura em 1960, casos de memórias de vidas passadas eram pouco conhecidos, e os escritores sobre reencarnação tipicamente estavam em dificuldades para explicar por que vidas anteriores não eram lembradas. Desde a revisão de Stevenson, várias pessoas de várias esferas — parapsicologia, antropologia, configurando pesquisa paranormal — publicaram casos de memórias de vidas passadas. O padrão das análises de grandes números de casos inéditos também foi informado.

Recentemente estudos orientados por processos começaram a aparecer. Entretanto a pesquisa gerou sua parcela de críticas e tentativas de interpretação ao longo de linhas alternativas, a maioria das quais não foi adequadamente dirigida.

 

* continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 



topo

 

 

Leia mais de James Matlock

seta dupla verde claro direita  Antonia Mills - The Principal Reincarnation Researchers
seta dupla verde claro direita  Erlendur Haraldsson - The Principal Reincarnation Researchers
seta dupla verde claro direita  Estudos de Caso de Memórias de Vidas Passada
seta dupla verde claro direita  Ian Stevenson - The Principal Reincarnation Researchers
seta dupla verde claro direita  Ian Stevenson´s - Twenty Cases Suggestive of Reincarnation: An Historical Review and Assessment
seta dupla verde claro direita  Jim Tucker - The Principal Reincarnation Researchers
seta dupla verde claro direita  Jürgen Keil - The Principal Reincarnation Researchers
seta dupla verde claro direita  Satwant Pasricha - The Principal Reincarnation Researchers

 

 

 

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual