Espiritualidade e Sociedade



Humberto Mariotti

>   Dialética e Metapsíquica

Artigos, teses e publicações

Compartilhar
Humberto Mariotti
>    
Dialética e Metapsíquica

 

 

 

>   texto disponível em pdf - clique para acessar

 

(trecho da apresentação)

O filósofo portenho Humberto Mariotti (1905-1982) é hoje, reconhecidamente, um dos maiores pensadores espíritas que a América Latina nos legou. Poeta, ensaísta, orador e ativista, Mariotti produziu uma obra ainda pouco divulgada no Brasil. Alguns livros seus foram aqui lançados. Parapsicologia e Materialismo Histórico, seu principal trabalho, é o mais conhecido.

Raros foram os pensadores que conseguiram confrontar com maestria o pensamento social espírita e o marxismo. Mariotti foi um deles. Sem descartar a contribuição da filosofia marxista para a cultura, ele nos oferece correlações e intersecções filosóficas que poucos autores tiveram coragem de fazê-lo. Seguindo as pegadas do pensador também argentino Manuel S. Porteiro (1881-1936), Mariotti aborda a dialética sob a ótica espírita, utilizando-se das investigações e experimentações da metapsíquica, disciplina científica antecessora da parapsicologia. Ele analisa o marxismo de modo implacável sob a ótica da filosofia espírita. O resultado é uma obra saborosa, interessante e polêmica.

Este livro foi escrito em 1940 e teve uma edição brasileira, há muito tempo esgotada, com tradução de Júlio Abreu Filho e prefácio de José Herculano Pires, em 1950, pela saudosa editora Édipo.

_________


(...)

(começo do capítulo 1)

Julgar a ciência espírita como "uma seita, misto de religião e de filosofia ingênua" é desconhecer sua envergadura filosófica, seu movimento ideológico, seus homens mais representativos e, ainda, sua imensa bibliografia que, atualmente, constitui toda uma cultura nova sobre os problemas do Espírito.


>   texto disponível em pdf - clique para acessar

 

 

Humberto Mariotti (1905-1982), poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita argentino.

Presidiu a Confederação Espírita Argentina em 1935/1937 e 1963/1967. Esteve, junto com Manuel S. Porteiro, no Congresso Espírita Internacional de Barcelona (1934). Foi também vice-presidente da Confederação Espírita Pan-Americana (CEPA) em duas gestões.

Escreveu, dentre outras obras: Dialéctica y Metapsíquica; Parapsicologia y Materialismo Histórico; El Alma de los Animales a Luz de la Filosofia Espírita; En Torno al Pensamiento Filosofico de J. Herculano Pires; Victor Hugo, el Poeta del Más Allá.

 

 


Fonte: PENSE - Pensamento Social Espírita
www.viasantos.com/pense
abril de 2009

 

 


topo

 


Leiam de Humberto Mariotti
-> Dialética e Metapsíquica
-> O Existencialismo Hominal à Luz da Filosofia Espírita
-> Os Ideais Espíritas na Sociedade Moderna
-> Victor Hugo Espírito

Humberto Mariotti e Clóvis Ramos
-> Filósofo Herculano Pires e Poeta

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z  - Allan Kardec   - Special Page - Translated Titles

* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual :