Espiritualidade e Sociedade





Alexandre Mantovani

>      Psicanálise e práticas espirituais de cura: o inconsciente e a comunicação mediúnica


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Alexandre Mantovani
>   Psicanálise e práticas espirituais de cura: o inconsciente e a comunicação mediúnica

 

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Tese de Doutorado
Orientador: Jose Francisco Miguel Henriques Bairrão

Ribeirão Preto, 2010


>   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -



RESUMO

O tema da comunicação é um assunto relevante em psicanálise. Diferente de uma conversa comum, quando é possível identificar a posição do emissor e do receptor da mensagem, em psicanálise há uma opacidade para localizar esses elementos do processo de comunicação. Isso porque na situação analítica o paciente se dirige ao analista como uma figura construída a partir de sua realidade psíquica. A mensagem não é clara, mas cifrada em formações e processos inconscientes. Alguns conceitos como contratransferência, identificação projetiva e rêverie, sugerem a existência de processos comunicativos inconscientes. Esse é um assunto polêmico que gera debates a respeito das possíveis trocas inconscientes entre analista e paciente.

O objetivo deste trabalho foi investigar a aplicação destes conceitos na investigação das práticas de cura espiritual, pois nesse contexto há fenômenos que sugerem a ocorrência de formas inefáveis de comunicação.

Como estratégia de método foi adotada a pesquisa-participante realizada em um terreiro de umbanda e um centro espírita, ambos da cidade de Ribeirão Preto-SP. Foram também realizados atendimentos clínicos com a finalidade de comparar as formas de comunicação presentes em psicoterapia e nos ritos de cura. Estes atendimentos ocorreram tanto nos centros religiosos e em consultório particular.

Os dados foram analisados utilizando-se modelos de inspirados nos conceitos de contratransferência, identificação projetiva e fenômenos transicionais e também nas contribuições da psicopatologia fundamental. Para análise dos resultados, levou-se em conta a experiência do pesquisador nos dois centros para se compararem os dados. Também foram feitas comparações entre a experiência do pesquisador nos centros e nos atendimentos em consultório particular. Em ambos os centros obtiveram-se situações relevantes para a pesquisa. Os dados mostram que a comunicação não-verbal é proeminente nas práticas espirituais de cura. As sensações corporais, assim como os gestos são elemento fundamental na comunicação mediúnica. Constituem-se como sinais de reconhecimento da presença de espíritos e também contribuem para os processo comunicativos dentro do grupo de participantes do culto. Na interação entre consulentes, médiuns e espíritos surgem narrativas que suscitam a formação de imagens significativas para o atendimento. A comparação entre atendimentos espirituais e atendimentos clínicos mostrou ser possível utilizar a psicanálise para a construção de modelos teóricos aplicáveis ao estudo do ritual sem incorrer em reducionismos teóricos.

Foram definidos dois modelos teóricos para a discussão dos dados. Um modelo é referente às formas de comunicação ocorridas por via de sensações físicas e foi definido como o circuito comunicativo sensorial. O outro modelo foi chamado de via onírica e é referente aos processos que envolvem pictogramas e palavras. Os modelos foram inspirados nos conceitos psicanalíticos e servem para a interpretação de eventos que ocorrem tanto em psicoterapia quanto nas práticas espirituais de cura.

 

>  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Fonte:
MANTOVANI, Alexandre. Psicanálise e práticas espirituais de cura: o inconsciente e a comunicação mediúnica. 2011. Tese (Doutorado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011. Disponível em:
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-03102011-141256/>

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual