Espiritualidade e Sociedade





Alexandre Mantovani

>      A construção social da cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um terreiro de umbanda da cidade de Ribeirão Preto - SP


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Alexandre Mantovani
>   A construção social da cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um terreiro de umbanda da cidade de Ribeirão Preto - SP

 

Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Dissertação de Mestrado
Orientador: Jose Francisco Miguel Henriques Bairrão

Ribeirão Preto, 2006


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RESUMO


Muitas pessoas se aproximam da umbanda procurando soluções para queixas que vão desde situações de saúde, problemas financeiros e de relacionamentos interpessoais. Como forma de tratamento os terreiros desempenham práticas específicas estruturadas seguindo a cosmologia umbandista, uma visão própria de mundo e de ser humano.

No desempenho da cura tem-se uma situação em que o indivíduo é diagnosticado por uma "semiologia espiritual", uma leitura do mesmo a partir de elementos simbólicos religiosos. Este contexto abre espaço para uma pesquisa psicológica vinculada ao social, sendo para tanto necessária uma atitude de pesquisa não-reducionista e não- etnocêntrica.

O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar práticas de cura desempenhadas em um terreiro de umbanda da cidade de Ribeirão Preto - SP, explorando possíveis sentidos enunciados nestas práticas.Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujas estratégias de coleta de dados foram: observação-participante, anotações em diário de campo, entrevistas e registros audiovisuais.

Os dados foram analisados com base na abordagem antropológica da pessoa, que preconiza o estudo do ser humano singular culturalmente contextualizado e distinto da representação da pessoa por um "eu" psicológico. Também toma-se como referência a psicanálise, principalmente pelo tratamento do sujeito feito por Lacan que se assemelha ao da antropologia e possibilita uma aproximação do psicológico ao social, uma vez que trata o sujeito estruturado por relações de alteridade em cadeias significantes, elementos simbólicos pertencentes ao universo cultural.

Como resultados, verificou-se duas práticas de cura espiritual chamadas "descarrego" e "transporte". Para a análise agrupou-se dados referentes a oito situações observadas no campo em categorias que explicitam a compreensão umbandista sobre saúde e doença, as ações curativas e seus efeitos.

Pôde-se observar que: o culto umbandista apresenta-se como uma cadeia significante formada por elementos verbais e não-verbais que enunciam diversos sentidos para comunidade do terreiro. Os sintomas da doença espiritual revelam o grau de proximidade do indivíduo com a religião. As práticas de cura apresentam uma estrutura de eficácia simbólica, tal como conceituada por Lévi-Strauss. Além disso, funcionam como forma de expressão de conflitos constituindo um "drama social" (Turner).

O uso da psicanálise possibilitou uma aproximação entre o pesquisador e os colaboradores (umbandistas) e assim foi possível investigar as práticas de cura levando em conta a linguagem e os significados que estas apresentam para os mesmos. As práticas de cura apresentam uma função de inserção comunitária, pois na umbanda classificar um indivíduo como saudável ou doente implica em reconhecer seu grau de proximidade com a religião.

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Fonte:
MANTOVANI, Alexandre. A construção social da cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um terreiro de umbanda da cidade de Ribeirão Preto - SP. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006.
Disponível em:
<http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-05032007-174024/>. Acesso em: 2014-11-29.



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