Espiritualidade e Sociedade




Ricardo Malta

>    Colônias Espirituais: Análise Doutrinária

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ricardo Malta
>  Colônias Espirituais: Análise Doutrinária

“O mundo dos Espíritos não é o reflexo do vosso; o vosso é que é uma imagem grosseira e muito imperfeita do reino além-túmulo”.
Revue Spirite, Maio de 1865


> texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

(início do texto)

Sabemos que as revelações espirituais devem passar pelo rigoroso método do Controle Universal do Ensino dos Espíritos (CUEE), que encontra suas bases delimitadas na introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo. Por isso, todo e qualquer ensinamento/revelação que não preencha esse pré-requisito de admissibilidade, não poderá ser considerado parte integrante do Espiritismo.

Cumpre salientar que antes mesmo das obras psicografadas por Francisco Candido Xavier, já existiam outras relatando a existência das cidades espirituais, destacam-se: Além do véu (G. Vale Owen); Raymond: uma prova de sobrevivência da alma (Oliver Lodge); A vida no outro mundo (Caibar Shutel); A crise da morte (Ernesto Bozzano), entre outras. Após André Luiz, vários Espíritos, por meio de grupos e médiuns distintos, surgiram para confirmar essa revelação. Yvonne A. Pereira recorda que, nos estudos científicos levados a efeito por Enersto Bozzano, vários médiuns eram desconhecidos uns dos outros, alguns até completamente alheios ao Espiritismo. Em verdade, podemos afirmar que a referida obra de Ernesto Bozzano (A crise da morte) é a aplicação clássica e categórica do método CUEE. Ao nosso entender, esses relatos (das colônias espirituais) fazem parte da universalidade do ensino dos Espíritos.

Mas, afinal, o que é uma colônia espiritual? Seria uma região circunscrita semelhante ao céu teológico? É o que iremos analisar adiante.

-> continue a ler - texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 


topo


Leiam de Ricardo Malta
seta dupla verde claro direita  Colônias Espirituais: Análise Doutrinária
seta dupla verde claro direita  Materialização de Katie King: Fatos e Relatos
seta dupla verde claro direita  Sociedade Extrafísica: Uma perspectiva doutrinária das revelações transcendentais

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual