Resumo
As transformações do campo religioso
brasileiro incidem sobre os demais campos da vida social. Além
da esfera pública que passa a experimentar manifestações
e contatos mais plurais, os espaços privados e os núcleos
familiares também sentem os impactos deste movimento. Desta
forma, não apenas o campo religioso muda, mas as próprias
práticas religiosas e as relações entre indivíduos
de diferentes pertencimentos religiosos são alteradas. Partindo
destas considerações, apresento neste artigo algumas
reflexões originadas da pesquisa realizada na cidade de Borá,
interior do Estado de São Paulo, Brasil.
Conhecida como a menor cidade brasileira em termos
populacionais, Borá apresenta características
singulares em sua formação. As relações
entre os boraenses ou são parentais ou bastante próximas,
as famílias que primeiro chegaram à região constituíram
uma estrutura comunitária com características católicas
presentes até hoje. Com as recentes transformações
que atingem o campo social e econômico, somando ao crescimento
das igrejas protestantes no município, Borá fornece
um retrato contemporâneo das mudanças internas do campo
religioso brasileiro, e de como as noções de família
e de comunidade estão presentes como mediadoras neste novo
contexto.
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Carlos Eduardo Machado, Universidad Estatal Paulista
Licenciado en Ciencias Sociais pela Universidade
Estadual Paulista – Marília (UNESP).
Fonte: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12713
DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.44536
MACHADO, C. E. Os santos de casa: um estudo sobre família,
comunidade e religião no menor município brasileiro. Ciencias
Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião,
Campinas, SP, v. 15, n. 19, p. 89–107, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.44536.
Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12713.
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