Espiritualidade e Sociedade



Samantha Lodi-Corrêa

>     Anália Franco e sua ação socio-educacional na transição do Imperio para a Republica (1868-1919)  

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Samantha Lodi-Corrêa
>     Anália Franco e sua ação socio-educacional na transição do Imperio para a Republica (1868-1919) 

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

 

- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Resumo

A dissertação Anália Franco e sua ação sócio-educacional na transição do Império para a República (1868-1919) apresenta um estudo histórico-biográfico sobre a educadora brasileira Anália Franco. Anália Franco nasceu em Resende – RJ em 1853 e em 1868 já atuava como professora auxiliar na província de São Paulo.

Sua atuação como educadora foi marcada por uma convicta preocupação social, levando-a a posicionamentos políticos em um período em que as mulheres tinham pouco espaço na vida pública. Após 1871, com a Lei do Ventre Livre, começa sua primeira atividade sócio-educacional educando crianças negras abandonadas e posicionando-se como abolicionista. Em 1901 Anália fundou a Associação Feminina Beneficente e Instrutiva de São Paulo que criou escolas maternais, creches, liceus, escolas noturnas, oficinas profissionalizantes e asilos na capital paulista e em outras cidades espalhadas pelo estado. Sua atividade estava voltada para a mulher trabalhadora, pobre ou marginalizada pela sociedade, bem como para suas crianças e órfãos. Anália trabalhou intensamente pela educação dos mais pobres até seu falecimento em 1919, quando foi vítima de gripe espanhola.

A pesquisa envolveu o contato direto com fontes primárias produzidas pela própria educadora como alguns manuais educativos, relatórios da Associação Feminina, atas e os periódicos: Álbum das meninas e A voz maternal. Para a compreensão do significado de sua atividade foi necessária uma contextualização do Brasil na transição do Império para a República e a inserção da educadora nesse contexto, que possibilitou a formação de suas idéias de igualdade, liberdade e, posteriormente, sua prática educativa.

- tese completa disponível em pdf - clique aqui para acessar -

vejam também o resumo de sua no ENLIHPE 2009 com o vídeo de sua entrevista com a autora realizada no 5º Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE 2009

- clique aqui para acessar -



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual