Espiritualidade e Sociedade



Junio Cesar Rodrigues Lima

>    Pompeu e a ocupação da Judeia: interações culturais e religiosas entre as sociedades romana e judaica no século I a. C.

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Junio Cesar Rodrigues Lima
>    Pompeu e a ocupação da Judeia: interações culturais e religiosas entre as sociedades romana e judaica no século I a. C.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 


>
  clique aqui e acesse o texto completo em pdf -

 

Resumo:

O presente artigo trata-se do desdobramento de um texto anterior publicado nos Anais do I Encontro Internacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo organizado pelo Núcleo de Estudos da Antiguidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em abril do corrente ano. Nele tive a oportunidade de, a partir dos conceitos teóricos de Marc Augé e procedimento metodológico de Eni Orlandi Puccioli, dialogar com a
Antropologia e a Lingüística e perceber que ao entrar no templo de Jerusalém, Pompeu utilizou o papel social de um magistrado romano para exercer a função própria de um sumo sacerdote judaico, desconsiderando a possibilidade de sua ação ser caracterizada como profanação do território sagrado, situação que evidencia a construção de um lugar antropológico.

 

>   clique aqui e acesse o texto completo em pdf -

* * *

 

Fonte: Plêthos, 2, 2, 2012 / www.historia.uff.br/revistaplethos / ISSN: 2236-5028

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual