Espiritualidade e Sociedade



Bernardo Lewgoy

>   Uma religião em trânsito: o papel das lideranças brasileiras na formação de redes espíritas transnacionais

Artigos, teses e publicações

Compartilhar
Bernardo Lewgoy
>   Uma religião em trânsito: o papel das lideranças brasileiras na formação de redes espíritas transnacionais

- Universidade Federal de Rio Grande do Sul

 

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Resumo:

De 1990 em diante, houve uma mudança de rumo no movimento espírita organizado. Impulsionado pelos líderes religiosos brasileiros, o kardecismo dotou-se de uma estrutura internacional, formando redes e organizações baseadas em imigrantes brasileiros de classe média alta e em acordos com lideranças espíritas nativas, que redefiniram temas e ênfases nessa religião.


Introdução

A participação do espiritismo kardecista – religião neocristã de camadas médias urbanas – no concerto da globalização segue uma agenda que conjuga a transformação de seu ethos, adaptando-se aos imperativos de bem-estar (a psicologização da religião) e à pauta de temas bioéticos da chamada biomedicina, relidos pelos médicos kardecistas. Como religião de imigrantes de um perfil de estabelecidos de classe média alta na Europa e nos Estados Unidos, o kardecismo recompõe, de outra parte, suas narrativas e instituições para dar conta da nova realidade de seus seguidores. Interessa-nos aqui aprofundar dados em torno da criação de um circuito espírita internacional, através das ações de entidades federativas (Federação Espírita Brasileira, Conselho Espírita Internacional) e suas parceiras (Associações Médicas Espíritas) a fim de entender os meandros desse complexo processo. Presente em mais de 30 países, concentradas na Europa e nos Estados Unidos, essas entidades agem de forma articulada e pró-ativa na tentativa de unificação dos modos de ser e pertencer ao movimento espírita, através de eventos, congressos, encontros e palestras, nas quais os praticantes kardecistas mantêm um constante e renovado contato com seus líderes, médiuns e médicos e compartilham informações através da internet, de boletins, revistas e frequentes trocas interpessoais.

 

Bernardo Lewgoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciencias Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

 




Fonte: Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 13, n. 14, p. 93-117, setembro de 2011.

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-2650.19958

LEWGOY, B. Uma religião em trânsito: o papel das lideranças brasileiras no novo espiritismo transnacional. Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião, Campinas, SP, v. 13, n. 14, p. 93–117, 2020. DOI: 10.22456/1982-2650.19958. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/csr/article/view/12752.



topo

 

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual