Espiritualidade e Sociedade



Bernardo Lewgoy

>   Uma religião em trânsito: o papel das lideranças brasileiras na formação de redes espíritas transnacionais

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Bernardo Lewgoy
>   Uma religião em trânsito: o papel das lideranças brasileiras na formação de redes espíritas transnacionais

- Universidade Federal de Rio Grande do Sul

 

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Resumo:

De 1990 em diante, houve uma mudança de rumo no movimento espírita organizado. Impulsionado pelos líderes religiosos brasileiros, o kardecismo dotou-se de uma estrutura internacional, formando redes e organizações baseadas em imigrantes brasileiros de classe média alta e em acordos com lideranças espíritas nativas, que redefiniram temas e ênfases nessa religião.


Introdução

A participação do espiritismo kardecista – religião neocristã de camadas médias urbanas – no concerto da globalização segue uma agenda que conjuga a transformação de seu ethos, adaptando-se aos imperativos de bem-estar (a psicologização da religião) e à pauta de temas bioéticos da chamada biomedicina, relidos pelos médicos kardecistas. Como religião de imigrantes de um perfil de estabelecidos de classe média alta na Europa e nos Estados Unidos, o kardecismo recompõe, de outra parte, suas narrativas e instituições para dar conta da nova realidade de seus seguidores. Interessa-nos aqui aprofundar dados em torno da criação de um circuito espírita internacional, através das ações de entidades federativas (Federação Espírita Brasileira, Conselho Espírita Internacional) e suas parceiras (Associações Médicas Espíritas) a fim de entender os meandros desse complexo processo. Presente em mais de 30 países, concentradas na Europa e nos Estados Unidos, essas entidades agem de forma articulada e pró-ativa na tentativa de unificação dos modos de ser e pertencer ao movimento espírita, através de eventos, congressos, encontros e palestras, nas quais os praticantes kardecistas mantêm um constante e renovado contato com seus líderes, médiuns e médicos e compartilham informações através da internet, de boletins, revistas e frequentes trocas interpessoais.


Fonte: Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 13, n. 14, p. 93-117, setembro de 2011.


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