Espiritualidade e Sociedade





Chrystiann Lavarini

>      Herculano Pires e o papel do intelectual espírita na organização da cultura


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Chrystiann Lavarini
>      Herculano Pires e o papel do intelectual espírita na organização da cultura

 

 

Resumo:

Dentre os intelectuais espíritas, é recorrente o nome de Herculano Pires como um de seus maiores expoentes em todos os tempos. Considerando-se a importância intelectual deste autor no panorama espírita mundial, objetiva-se analisar a vida de José Herculano Pires e sua influência política e doutrinária nas organizações espíritas.

Em seus pontos específicos, almeja-se resgatar como ele entendia a inserção do intelectual espírita no Espiritismo, na cultura, e na política. Constatou-se que Herculano Pires contribuiu, intelectualmente, e politicamente, para o Espiritismo e a sociedade brasileira. Como intelectual, fomentou diversas iniciativas dentro do movimento espírita, como a realização de congressos e instituições de cultura e pesquisa, tal qual o Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo, com o objetivo de divulgar o Espiritismo em todas as formas de imprensa, bem como propor 'a manutenção da pureza doutrinária', isto é, a tomada dos princípios kardequianos como núcleo duro, ou irremovível, da cultura espírita. Igualmente, Herculano Pires fundaria a primeira instituição de Parapsicologia do Brasil, conhecida como Instituto Paulista de Parapsicologia, com objetivos acadêmicos e puramente experimentais sobre os fenômenos psíquicos.

Também auxiliou na elaboração dos diálogos das personagens da novela 'A Viagem', com o intuito de deixá-los mais fidedignos à perspectiva espírita. Na sociedade, foi defensor da escola laica, pública e universal.

No campo das ações humanas, fugiu à política tradicional, isto é, à política partidária. Dentro das concepções sociológicas analisadas, sua vida intelectual pode ser compreendida como a de um ideólogo que, ao utilizar-se da palavra e das ideias nelas representadas, forneceu princípios-guia a serem executados pela sociedade. Igualmente, buscou a construção de uma hegemonia do Espiritismo e sua absorção pela cultura de massas através das instituições de cultura que patrocinou.

 

- acesse o texto completo em pdf - clique aqui -

 

Fonte: Jornal de Estudos Espíritas - vol. 3 - 2015 / J. Est. Esp. 3, 010206 (2015).
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-3/resumo---art-n-010206

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual