Espiritualidade e Sociedade




Iracilda Cavalcante de Freitas Gonçalves

>    Comunicação com os "Mortos": Espiritismo, Mediunidade e Psicografia

Artigos, teses e publicações

Compartilhar
Iracilda Cavalcante de Freitas Gonçalves
> Comunicação com os "Mortos": Espiritismo, Mediunidade e Psicografia


Dissertação de Mestrado em Ciências das Religiões, Universidade Federal da Paraíba, 2010.
Orientador: Fabrício Possebon


->   texto completo em pdf -
clique aqui para acessar -

 


Resumo

Fundamentados nos princípios teóricos de Michel Foucault sobre análise de discursos observamos o discurso religioso Espírita.

Lançamos mão desse suporte teórico porque entendemos que ele oferece a sustentação necessária à investigação científica que ora nos propomos realizar, uma vez que trata o discurso como uma prática social cujo funcionamento é regulamentada por normas que controlam a produção e circulação de discursos em nossa sociedade.

Objetivamos compreender como esse campo discursivo materializa um dizer sobre a comunicação com os "mortos", por meio da mediunidade de psicografia e o faz circular por meio de regras próprias.

Selecionamos como corpus analítico os textos que constituem a literatura básica da doutrina: os livros organizados por Allan Kardec e, também, textos que constituem a literatura complementar.

A análise da discursivização produzida por Kardec sobre a doutrina espírita e a mediunidade de psicografia nesse conjunto de enunciados permitiu-nos observar a importância que o processo de produção discursiva mediúnica nesse conjunto de enunciados permitiu-nos observar a importância que o processo de produção discursiva mediúnica psicográfica, o sujeito-autor-psicógrafo, o médium, e o sujeito-autor-psiografado, o autor espiritual, assumem nesse campo discursivo.

Técnica: a mediunidade de psicografia, técnico: o médium psicógrafo e, produto: o texto psicográfico figuram, para a doutrina, como peças de um jogo de Verdades cuja existência funciona como meio de provar um dos princípios fundantes da doutrina: a imortalidade e a comunicabilidade dos Espíritos e, por que não dizer, como forma de ratificar a própria existência da doutrina.

 


->   texto completo em pdf -
clique aqui para acessar -

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual