Espiritualidade e Sociedade





Miriam Verri Garcia; Maria José Rosado

>   Liberdade em Clausura


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Miriam Verri Garcia; Maria José Rosado
>   Liberdade em Clausura *

 

* O presente artigo originou-se da dissertação de Mestrado de Miriam Verri Garcia, defendida na PUC de São Paulo, em 2006, orientada pela Profª Dra. Maria José Rosado. A dissertação teve o apoio da CAPES e, este artigo, de bolsa de produtividade do CNPq atribuída à Dra. Maria José Rosado. Um agradecimento especial a Eliane Brito e a Rosangela Talib pelo apoio técnico.

** Miriam Verri Garcia - Mestra em Ciências da Religião pela PUC-SP e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS.

*** Maria José Rosado - Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris; docente do Programa de PósGraduação em Ciências da Religião, na PUC/SP; pesquisadora do CNPq

-  texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Resumo:

O artigo aborda a vida religiosa feminina em clausura no Brasil, buscando identificar elementos que motivam mulheres, ainda hoje, a escolher esse estilo de vida. O trabalho empírico foi desenvolvido junto a um mosteiro de monjas da Ordem das Carmelitas Descalças, no estado de São Paulo. Aplicou-se um questionário a toda a população do mosteiro. Histórias de vida foram obtidas por meio de entrevistas presenciais realizadas com cinco monjas. Partiu-se do princípio de que essas mulheres realizam livremente a opção de viver em clausura. Fatores biográficos e da estrutura familiar, bem como uma possível ausência de perspectiva na vida dessas mulheres aparecem, porém, como elementos definidores de suas escolhas. As monjas, no entanto, nas conversas, visitas e entrevistas realizadas, afirmam-se mais livres em seu mundo restrito, enclausuradas, do que as pessoas que vivem no mundo. Esse sentimento delas está expresso no título: Liberdade em clausura. Teoricamente, a análise do material coletado orienta-se pelas interrogações de gênero, enfatizando os mecanismos de controle eclesiástico sobre o mosteiro, as normas estritas da clausura, diferentemente do que ocorre com mosteiros masculinos.

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: REVER Ano 14 Nº 02 Jul/Dez 2014

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual