Espiritualidade e Sociedade





Martina M. E. González Garcia

>    Trajetórias e passagens na vida religiosa feminina


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Martina M. E. González Garcia
>   Trajetórias e passagens na vida religiosa feminina

 

Resumo:

A trajetória feita por congregações religiosas deste estudo mostra o constante processo de mudança que acontece na Vida Religiosa em sua passagem de concepções e modos de vida tradicionais para sua inserção no mundo moderno e contemporâneo. Destacam-se nessa passagem a opção pelos pobres e a relação com a Igreja a partir da consciência de gênero.

 

Este artigo tem como referência a tese de doutorado concluída em 2006. Para esse estudo, foi escolhido um grupo homogêneo de pequenas congregações religiosas femininas, com uma trajetória de abertura às mudanças das últimas décadas, o que favoreceu um processo mais inclusivo e participativo. Foram realizadas 27 entrevistas com membros de 18 congregações. Essas congregações têm suas sedes em São Paulo e as pessoas entrevistadas residiam na mesma cidade por ocasião das entrevistas. Foram escolhidas intencionalmente idades diferentes, que permitissem olhares diferentes ou complementares.

Martina M. E. González Garcia - Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: vida religiosa feminina, mulher, gênero, Igreja católica, feminismo e relações na Vida Religiosa no contexto da modernidade

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: REVER - Ano 14 - Nº 02 - Jul/Dez 2014

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual