Ivan René Franzolim

>    Transforme sua biblioteca em centro de conhecimento

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Qualquer saber deve ser compartilhado e enriquecido para aumentar sua utilidade.

No momento em que desponta a Gestão do Conhecimento, passando a valorizar o saber individual e o coletivo como o capital intelectual das organizações, se torna oportuno proceder algumas mudanças para colher os benefícios que essa estratégia propicia.

As bibliotecas dos Centros Espíritas, por uma razão ou por outra, mais se assemelham a depósitos de livros usados. Reconhecendo a existência de exceções, as bibliotecas espíritas costumam ser um lugar apagado, sem vida, para o qual não se faz nenhum esforço para torná-lo mais agradável, mais interessante de modo a aumentar seus usuários e dar maior dinamismo às suas atividades.

Em decorrência dessa atitude, muitas bibliotecas são fechadas e quem percorre os sebos verifica muitos livros com o carimbo de uma biblioteca espírita extinta.

A biblioteca espírita cumpre, ou deveria cumprir, objetivos estratégicos de comunicação do conhecimento espírita para o público interno. Faz parte de uma série de ações e atividades voltadas a facilitar o acesso e a compreensão das idéias espíritas. Deve ser encarada como uma parte importante que viabiliza uma construção maior.

A Gestão do Saber, outro nome da Gestão do Conhecimento, oferece uma nova abordagem, bastante mais ampla e dinâmica, propondo transformar a biblioteca em Centro de Conhecimento, mais apropriado para as organizações que realmente desejam aprender.

Não se trata de mera retórica, ou simples mudança de rótulo. Trata-se de considerar cada participante da organização, qualquer que seja sua atuação, como uma fonte de saber individual e uma parcela significativa do saber coletivo da própria organização, ajudando a formar sua história e sua cultura. Mais do que isso, trata-se de incentivar e criar motivações renovadas para a contribuição efetiva e periódica de todos os colaboradores que compõem sua força de trabalho.

No Centro de Conhecimento os livros também estão lá, bem como os CDs e DVDs de dados, áudio e filmes, os jornais, boletins e revistas, mas também os relatórios de gestão, os estudos individuais e de grupos, os resumos de palestras, apresentações visuais, fotos, ilustrações, biografias, depoimentos, entrevistas, reportagens, levantamentos, pesquisas, teses, dissertações acadêmicas, artigos, poesias, e todo material relevante que contenha informações de interesse para a organização.

Todos que participam de algum modo com o Centro Espírita são convidados e estimulados a deixarem sua contribuição no Centro de Conhecimento. Seja uma bibliografia, um clipping de notícias, um release, uma resenha de livro, anotações de uma palestra, estatística, reclamação, sugestão, desenhos feitos pelas crianças durante as aulas e tantas outras produções artísticas e intelectuais. Tudo é informação. Tudo contribui para o conhecimento individual e coletivo.

Esse amplo material deve ser indexado com o auxílio do computador, facilitando e agilizando sua busca. Campanhas devem ser feitas periodicamente para incentivar as contribuições do saber individual e as consultas ao saber armazenado visando à produção de novos saberes.

Com o aumento da receptividade e um pouco mais de recursos, a organização pode criar uma sala de leitura e estudo, posições para áudio e vídeo, criar grupos de discussão na Internet.

Com o Centro de Conhecimento, talentos são despertados, as pessoas são valorizadas, tendem a se dedicar mais à reflexão, ao estudo, à troca de conhecimentos. A proceder de forma coerente com a Doutrina Espírita, cujo acervo de conhecimentos não está acabado, só aceitando as idéias após estudar, comparar, verificar sua lógica e consistência.

 

Artigo escrito para atender ao apelo da ADE-SP para apresentação de propostas visando à melhoria da comunicação espírita.


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