Espiritualidade e Sociedade





André Azevedo da Fonseca

>     Uma História Social de Uberaba

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

André Azevedo da Fonseca*
>   Uma História Social de Uberaba

 

* Doutor em História pela Unesp e pós-doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Professor adjunto no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

RESUMO:

O artigo efetua uma revisão bibliográfica de teses e dissertações recentes que analisaram a História de Uberaba, cidade localizada no Oeste de Minas Gerais.

O objetivo é sistematizar os resultados dessas pesquisas para compreender questões como as práticas de violência empregadas pelas elites em nome da civilização; as contradições do coronelismo na região; os procedimentos de violência simbólica das elites agrárias; as estratégias de coerção social, preconceito e xenofobia empregadas nessa sociedade; assim como as lutas contra-hegemônicas travadas por novos atores do período de renascimento urbano dos anos 1930/40.

Com isso, pretendemos oferecer subsídios para pesquisas interessadas em estudar as tensões, as representações e os antagonismos que constituem a história da sociedade de Uberaba, do Oeste de Minas Gerais e da região central do país, sob a ótica da História Cultural e Social.

 

* texto completo disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

Fonte:
Hist. R., Goiânia, v. 19, n. 1, p. 197-235, jan./abr. 2014



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual