Espiritualidade e Sociedade



Marcelo P. Fleck , Suzanne Skevington


>   Explicando o significado do WHOQOL-SRPB

Artigos, teses e publicações

 

Marcelo P. Fleck , Suzanne Skevington
>   Explicando o significado do WHOQOL-SRPB

 

Marcelo - Professor adjunto e coordenador do Centro Brasileiro do projeto WHOQOL-SRPB, Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suzanne - Professora de Psicologia da Saúde do Centro da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Estudo da Qualidade de Vida, Departamento de Psicologia da Universidade de Bath. Pesquisadora principal do projeto WHOQOL-SRPB, Reino Unido.


->   clique aqui para acessar o artigo completo em pdf


Resumo

O WHOQOL-SRPB é um instrumento que foi desenvolvido para avaliar de que forma espiritualidade, religião e crenças pessoais (SRPB, sigla em inglês) estão relacionadas à qualidade de vida (QV) na saúde e na assistência à saúde. Recentemente, Moreira-Almeida e Koenig (2006) questionaram vários aspectos relativos ao WHOQOL-SRPB entre eles a definição do construto utilizado no instrumento, bem como o fato de suas facetas serem muito amplas para serem consideradas espiritualidade e religiosidade.

Objetivos: Clarificar os conceitos subjacentes ao desenvolvimento do WHOQOL-SRPB.

Método: As questões levantadas por Moreira-Almeida e Koenig (2006) foram discutidas baseados nos objetivos e marco conceitual do WHOQOL-SRPB, bem como, a literatura pertinente.

Resultados:
1) o WHOQOL-SRPB não é um instrumento desenvolvido com o objetivo de avaliar o construto SRPB, mas sim qualidade de vida;
2) crenças pessoais podem funcionar como uma estratégia para se conseguir lidar com os problemas, pois dão significado ao comportamento humano e, hipoteticamente, influenciam a QV;
3) SRPB é um construto coerente e pode ser considerado um construto independente de bem-estar psicológico,
4) os conceitos incluídos no projeto WHOQOL foram considerados genuinamente transculturais por consenso e isso é um de seus pontos fortes mais relevantes.

Conclusões: O WHOQOL-SRPB deve ser visto como uma importante contribuição ao estudo da relação entre qualidade de vida e espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais.


Fleck, M.P.; Skevington, S. / Rev. Psiq. Clín. 34, supl 1; 146-149, 2007

-> clique aqui para acessar o artigo completo em pdf

 

Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista

 


topo