Espiritualidade e Sociedade



Paulo César da Conceição Fernandes

>   Origens do Espiritismo no Brasil: Razão, Cultura e Resistência no início de uma Experiência (1850-1914)

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Paulo César da Conceição Fernandes
>     Origens do Espiritismo no Brasil: Razão, Cultura e Resistência no início de uma Experiência (1850-1914)

 


- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -

FERNANDES, Paulo César da Conceição.
Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade Brasília / UNB, 2008.

 


Resumo

O espiritismo é uma doutrina surgida na França durante o século XIX. Seus principais postulados são: a imortalidade da alma, a possibilidade de nos comunicarmos com os "mortos" e a reencarnação.

Foi exposta pela primeira vez por "Allan Kardec", pseudônimo do pedagogo lionês Hippolyte-León Denizard Rivail, que seria o principal responsável por sua divulgação e também autor de obras sobre o tema. Depois de uma história conturbada em solo europeu, devido ao caráter controverso de seus conceitos, o espiritismo chegou ao nosso país e aqui se fixou em rápida propagação.

O objetivo desta pesquisa é entender a relação entre essa doutrina e o Brasil expressa no conjunto de algumas consequências sócio-culturais que emanaram das origens desse contato.

Procura-se compreender também o espiritismo qua talis, suas influências, sua história e principais conceitos. Busca-se assim responder algumas perguntas, que orientam este trabalho, como: O que é o espiritismo, qual é a sua história: Por que e por quem o o espiritismo foi aqui recebido? Quais mudanças o espiritismo experimentou ao vir para cá, e ele contribuiu ou contribui de alguma forma para a cultura (religiosa) de nossa terra?

Concluiu-se que ambos, o Brasil e o Espiritismo, acabaram por se influenciar mutuamente. Em alguns momentos, tais trocas não vieram de forma pacífica e cada lado procurou apresentar suas "resistências" em meio ao "diálogo" que se estabelecia. Todavia, uma síntese se impôs, e o resultado é um espiritismo mais brasileiro e um Brasil que aprendeu a aceitar o espiritismo, em um processo que começou durante o século XIX, mas que se mostra presente até os nosso dias.


- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -





topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual