Espiritualidade e Sociedade





Juliana Bernardes de Faria; Eliane Maria Fleury Seidl

>      Religiosidade e enfrentamento em contextos de saúde e doença: revisão da literatura

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Juliana Bernardes de Faria; Eliane Maria Fleury Seidl
>      Religiosidade e enfrentamento em contextos de saúde e doença: revisão da literatura

 

Sobre as autoras

Juliana Bernardes de Faria é Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), Pesquisadora do Programa Nacional de DST e AIDS junto ao Centro de Estudos Pesquisas e Informações do Ministério da Saúde.

Eliane Maria Fleury Seidl é Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), professora adjunta do Instituto de Psicologia da UnB. Coordenadora de projeto de extensão de ação contínua denominado Projeto Com-Vivência (Ações Integradas de Estudos e Atendimento a Pessoas Portadoras de HIV/Aids e Familiares), no Hospital Universitário de Brasília.

 

- clique aqui para acessar o texto em pdf -



RESUMO

No contexto das práticas de saúde, observa-se alusão freqüente à influência de aspectos religiosos na cura e no tratamento de enfermidades. Nessa perspectiva, a interface entre religiosidade e enfrentamento tem sido investigada, principalmente nas últimas duas décadas, em especial, por pesquisadores das ciências sociais e da saúde.

Este artigo é uma revisão da literatura sobre religiosidade e enfrentamento no processo saúde-doença. O uso de estratégias cognitivas e/ou comportamentais para lidar com estressores, advindas da religiosidade da pessoa, é denominado enfrentamento religioso. São abordados aspectos históricos da associação entre religiosidade e saúde, as funções positivas e negativas do enfrentamento religioso, instrumentos de medida e avaliação do enfrentamento religioso e resultados de pesquisas na área.

- clique aqui para acessar o texto em pdf -



Fonte: Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005. 18(3), pp. 381-389.

FARIA, Juliana Bernardes de; SEIDL, Eliane Maria Fleury. Religiosidade e enfrentamento em contextos de saúde e doença: revisão da literatura. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 18, n. 3, p. 381-389, dez. 2005 . Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000300012&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 21 maio 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000300012.

 



topo

 

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual