Espiritualidade e Sociedade



Ana Catarina de Araújo Elias

>     Programa de treinamento sobre a intervenção terapêutica relaxamento, imagens mentais e espiritualidade (RIME) para re-significar a dor espiritual de pacientes terminais

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ana Catarina de Araújo Elias
>    Programa de treinamento sobre a intervenção terapêutica relaxamento, imagens mentais e espiritualidade (RIME) para re-significar a dor espiritual de pacientes terminais

 


Tese de Doutorado apresentada à Pós-Graduação da
Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de
Campinas, para obtenção do título de Doutor em Ciências
Médicas, área de concentração em Ciências Biomédicas.

 

- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -


RESUMO

Em Dissertação de Mestrado, desenvolvemos o estudo da Intervenção Terapêutica Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME) para re-significar a Dor Espiritual de pacientes terminais.

A continuidade da pesquisa no Doutorado consistiu na operacionalização de um Curso de Capacitação sobre o uso da RIME por profissionais da saúde (Fase 1), na análise da vivência destes profissionais na sua aplicação e na avaliação do uso desta Intervenção junto aos doentes (Fase 2).

Os sujeitos foram uma enfermeira, uma médica, três psicólogos e uma terapeuta alternativa voluntária, todos eles experientes ou estudiosos em Cuidados Paliativos, selecionados por convite e que atenderam onze pacientes terminais internados em hospitais públicos das cidades de Campinas, Piracicaba e São Paulo.

Este estudo teve como base teórica metodológica a Pesquisa-Ação e a Fenomenologia. Os resultados qualitativos foram colhidos através da Entrevista Semi-Estruturada, do Questionário Estruturado e do Diário, e foram analisados pelo método Análise do Conteúdo através da técnica Análise Temática.

Os resultados quantitativos foram analisados pelo método Descritivo através dos dados colhidos pelo instrumento Escala Visual Analógica de Bem-Estar – EVA modelo expressões faciais coloridas, utilizando-se o Teste de Wilcoxon.

Na análise da vivência dos profissionais foram encontradas cinco categorias e quinze subcategorias. Na análise da natureza da Dor Espiritual foram encontradas seis categorias e onze subcategorias.

Na aplicação da RIME observamos diferença estatisticamente significativa (p<0,0001) isto é, no final das sessões os doentes relataram maior nível de Bem-Estar do que no início da sessão, o que indica que a RIME favoreceu a re-significação da Dor Espiritual dos pacientes terminais.

O Programa de Treinamento proposto mostrou-se eficaz para preparar profissionais de saúde para o uso da Intervenção RIME, capacitando-os para o processo de cuidar e para prestar assistência espiritual dentro de uma perspectiva acadêmica.


- tese disponível em pdf -
clique aqui para acessar -


topo