Espiritualidade e Sociedade



Léon Denis

>   O Mundo Invisível e a Guerra

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Léon Denis
>   O Mundo Invisível e a Guerra



- texto introdução - em word / em pdf

- texto completo em word - clique aqui para acessar / em pdf


Conteúdo resumido

Léon Denis vivenciava a experiência terrível da guerra de 1914 quando uma série de comunicações, recebidas de seus amigos espirituais, inspiraram-no a escrever essa obra em que faz uma análise dos horrores da guerra e das suas conseqüências no Plano Espiritual.

Através de uma médium, o autor conseguiu acompanhar, durante mais de três anos, a influência dos espíritos nos acontecimentos e observar seus aspectos mais importantes.

*

"Quem pela espada vive, pela espada morre; mas os mansos herdarão a Terra."
Mateus 26:52 e 5:5.

*

Publicada originalmente em 1919, O Mundo Invisível e a Guerra “era o conjunto de artigos lançados no curso da guerra”.

Léon Denis, portanto, escreveu no fragor das batalhas e muitas vezes iremos ob-servar que, ao lado de seu exaltado espírito pátrio, se encontram reflexões de um homem justo, que se contrariava, como todos os justos, com o começo da guerra e as suas inevitáveis conseqüências. Denis, porém, não escreveu apenas sobre a guerra; ele publicou belíssimas páginas em torno da filosofia espírita que tanto amou.

Nos capítulos XI a XIX vemos a pujança de um pensador nobre, elevado, buscando sempre os mais altos e belos momentos da vida humana; o mesmo notamos quando ele fala sobre mediunidade, nos capítulos XXIII a XXV.

O mestre inicia o livro escrevendo sobre os horrores da guerra e suas conseqüências; apresenta também um interessante artigo sobre o Dia de Finados, onde o médium auditivo, Sr. H., na época um soldado, ouve bela mensagem em que o comunicante afirma o poder espiritual da França sobre a Alemanha, então dominada pelo Kaiser Guilherme II.

Léon Denis, que vivenciou um dos períodos mais conturbados da história francesa, escrevia tendo como base as mensagens mediúnicas que lhe chegavam, particularmente do médium cego, Sr. G. C., que possuía a mediunidade da escrita mecânica.

Nos seus escritos ele punha toda a sua alma francesa e, apesar de estar com o co-ração dolorido por várias causas, não deixou, em um só momento, de atribuir à negligência moral do povo francês a origem das difíceis lutas que o assolavam.

Ao se ler este magnífico trabalho – que resgata, de certa forma, o pensamento do mestre – fica-se perguntando por que tanta demora na publicação de uma obra como esta.

Aparentemente sob a desculpa de que a obra não é de pura divulgação doutrinária, foi-se deixando este precioso livro, em suas edições francesa e argentina, nas prateleiras de livros raros das bibliotecas, longe, portanto, dos leitores brasileiros, que nem sempre têm-se acendido a esse tipo de publicação.

A CELD, prosseguindo em sua tarefa de editar obras de autores clássicos e não se permitindo ter um livro desses escondido, sem que o público possa tomar conhecimento de seu conteúdo, entrega aos seus leitores O Mundo Invisível e a Guerra, de modo que eles, e somente eles, o possam julgar.

Altivo Carissimi Pamphiro

 


- texto introdução - em word / em pdf

- texto completo em word - clique aqui para acessar / em pdf


 


topo

 

Leiam de Léon Denis:

-> O Além e a sobrevivência do ser
-> O Caminho reto
-> Catecismo Espírita
-> Cristianismo e Espiritismo
-> Depois da Morte
-> O Espiritismo e as Forças Radiantes
-> O Espiritismo e o Clero Católico
-> O Espiritismo na arte
-> Espíritos e Médiuns
-> O Gênio Celta e o Mundo Invisível
-> Giovana
-> O Grande Enigma
-> Joana D´Arc
-> No Invisível
-> O Mundo Invisível e a Guerra
-> O Porque da vida
-> O Problema do Ser, do Destino e da Dor
-> O Progresso
-> Síntese Doutrinária Prática do Espiritismo
-> Socialismo e Espiritismo

veja também de Henri Regnault:

-> A Morte não Existe (Com base nas obras de Léon Denis)
-> Léon Denis e a Experiência Espírita


topo