Espiritualidade e Sociedade



Paulo Dalgalarrondo


>   Relações entre duas dimensões fundamentais da vida: saúde mental e religião

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Paulo Dalgalarrondo
>   Relações entre duas dimensões fundamentais da vida: saúde mental e religião

Paulo Dalgalarrondo - Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.28 no.3 São Paulo Sept. 2006


clique aqui para acessar o artigo completo em pdf


Introdução

Embora já tenhamos no Brasil grupos de pesquisa autônomos e produtivos, a colaboração entre pesquisadores brasileiros entusiasmados e inteligentes e pesquisadores norte-americanos e europeus com uma considerável bagagem em pesquisas empíricas é, possivelmente, um dos caminhos mais seguros para o crescimento e aperfeiçoamento da pesquisa em psiquiatria e saúde mental no País, principalmente para novas áreas de investigação.

No presente número da Revista Brasileira de Psiquiatria, tem-se uma boa amostra desse tipo de colaboração fértil. Trata-se de revisão ampla, cuidadosa e crítica sobre as relações entre religião, saúde mental, bem estar psicológico e transtornos mentais. A presente revisão, por sua vez, é baseada num trabalho prévio, exaustivo e aprofundado, realizado pelos principais pesquisadores norte-americanos da área; Koenig, McCullough e Larson. Eles sintetizaram em seu livro o resultado de 850 artigos publicados ao longo do século XX. Além disso, esta revisão atualizada acrescenta novos trabalhos internacionais, publicados já no presente século e também alguns estudos brasileiros.


clique aqui
para acessar o artigo completo em pdf


Fonte:
http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28n3/06.pdf


topo