Espiritualidade e Sociedade





Francisco Curado

>   Vida inteligente no Universo

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Francisco Curado
>   Vida inteligente no Universo

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar


O tema do aparecimento da vida, da sua evolução e da sua possível distribuição no Universo tem sido um dos mais controversos quer no campo científico quer religioso.

Parte - I

Abrangendo áreas tão diversas como a biologia, a química, a física, a astronomia, etc., este tema deveria ser abordado por todos com a necessária dose de humildade para reconhecer que nunca se pode abranger todas as áreas do conhecimento e que cada vez se torna mais difícil dominar a diversidade das matérias mesmo numa só área. Acresce que a própria ciência tem constatado ao longo dos séculos que o conhecimento não pode ser algo estabelecido e que os paradigmas de hoje poderão não servir amanhã. Sobretudo, a ciência tem demonstrado que o preconceito é o maior inimigo do conhecimento. Esta demonstração da dinâmica do conhecimento, e as suas implicações filosóficas, tem sido um dos maiores serviços que a ciência tem prestado à Humanidade. Por outro lado, a ciência é um dos pilares do espiritismo. Por estas razões, parece-nos importante começar a abordagem deste tema baseando-nos, dentro das nossas limitações, no estado actual do conhecimento nalgumas áreas da ciência, deixando para o final os comentários que o tema nos merece.

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar


Fonte:
Revista de Espiritismo nº. 32, Julho-Agosto-Setembro 1996 - http://www.espirito.org.br/portal/artigos/fep/vida-1.html

Parte II

Os problemas que poderão obstar à existência de vida num planeta não têm a ver apenas com a dificuldade da sua origem, mas também com a sua sobrevivência nesse planeta.

Um dos fatores determinantes é a existência de uma atmosfera em redor do planeta. Esta tem a dupla função de suportar os fenômenos respiratórios dos seres vivos, mas também o de travar os objetos celestes que se despenham sobre o planeta, pondo em causa a sobrevivência dos seres.

Fonte: Revista de Espiritismo nº. 33, Outubro/Dezembro 1996

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual