Espiritualidade e Sociedade




Rodrigo Félix da Cruz

>   A Manutenção da Casa Espírita

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Rodrigo Félix da Cruz
>   A Manutenção da Casa Espírita

--------------------------------------

-> textodisponível em pdf - clique aqui para acessar -

(trecho da introdução)

Este trabalho nasceu da reflexão sobre um tema que tem sido feito com um tabu, um assunto delicado e de discussão praticamente proibida.

As pessoas que corajosamente ousaram debater a Manutenção da Casa Espírita foram rotuladas de subversivas e hereges, sendo excomungadas e enviadas para as fogueiras da Inquisição Moral por aqueles que se julgam donos da verdade.

No entanto, nosso objetivo não é o de trazer polêmica ao meio Espírita, pois já temos discussões estéreis em demasia e somente o Trabalho com Amor edifica. Não adianta ficarmos estacionados no campo das ideias de braços cruzados diante da grande Seara do Mestre enquanto faltam trabalhadores.

Compreendemos ambos os lados da questão: de um lado os Dirigentes que heroicamente lutam para manter em funcionamento suas Casas Espíritas e de outro lado os Intelectuais Espíritas que apresentam suas ideias de como deve ser a Doutrina dos Espíritos.

O equilíbrio entre os dois lados está na reflexão, pois nós Espíritas somos livre-pensadores, assim como no caráter experimental da Doutrina Espírita nos permite buscar alternativas para a solução da árdua tarefa de promover a Manutenção da Casa Espírita.

O objetivo desse ensaio é justamente trazer à reflexão qual a melhor forma de fazer a Manutenção da Casa Espírita respeitando as diretrizes do Evangelho e da Doutrina dos Espíritos codificada por Allan Kardec: Fora da Caridade não há salvação.

Deixamos bem claro que este trabalho é mero exercício de reflexão e que somos simples Aprendizes do Evangelho.

Em nossa Doutrina, aquele que se julgar muito sábio deve rever seus conceitos e começar do zero: Saulo, o Doutor da Lei perseguidor dos primeiros cristão, após sua conversão no caminho de Damasco, ficou durante três anos em um retiro no deserto para recomeçar sua vida. Depois disso tornou-se Paulo um dos maiores missionários do Cristianismo.

-> textodisponível em pdf - clique aqui para acessar -



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual