Espiritualidade e Sociedade





Ailton Barcelos da Costa

>    A Deficiência Intelectual à Luz da Obra Kardeciana

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Ailton Barcelos da Costa
>  A Deficiência Intelectual à Luz da Obra Kardeciana

 

Resumo:

O presente artigo teve o objetivo de estudar como a obra Kardeciana trata os cretinos e idiotas. À luz da ciência atual, tais termos são usados para se referir a pessoas com deficiência intelectual, enquanto que para a época de Kardec se entendia que tais pessoas eram consideradas incapazes de aprender algo. Quando Kardec questiona a causa da deficiência intelectual, do ponto de vista espiritual, se depara com o questionamento das causas das aflições, em que o efeito precede sempre a causa, ou seja, se esta não se encontra na vida atual, há de ser anterior a essa vida.

A Revista Espírita traz dois exemplos de pessoas com deficiência intelectual que tiveram seus Espíritos evocados para fins de estudo, que servem para exemplificar as causas anteriores das aflições. O primeiro caso se refere a um jovem considerado idiota, cuja causa estava na sua última encarnação, em que ele era um jovem que tinha se entregado exclusivamente aos prazeres do corpo físico. O segundo caso se trata de uma comunicação estabelecida pelo Espírito Pierre Jouty, em que fala da situação espiritual dos cretinos. Para tal Espírito, a condição de cretino é frequentemente escolhida pelos Espíritos arrependidos, que querem resgatar suas faltas, uma vez que essa prova não é estéril, porque o Espírito não fica estacionário na prisão da carne.

Para o autor, a marcha do progresso é a condição determinada da Humanidade, uma vez que as provas impostas às criaturas modificar-se-ão século a século e, assim, tornar-se-ão todas morais. Por fim, São Luís reafirma o que foi dito em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que as provas e expiações que todos passam na Terra, por mais dolorosas e difíceis, são sempre úteis ao adiantamento do Espírito.

 

- texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 

 

Fonte: Jornal de Estudos Espíritas 6, 010202 (2018) - https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-6---2018/resumo---art-n-010202

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual