Espiritualidade e Sociedade



José Reis Chaves

>      Ressurreição e reencarnação, duas palavras que são uma

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

José Reis Chaves
>      Ressurreição e reencarnação, duas palavras que são uma

 



Elas nos fazem lembrar de uma só e mesma coisa!

Ressurreição e reencarnação são duas palavras contraditórias para muita gente. Mas elas são sinônimas ou de sentido semelhante. Na Bíblia não há a palavra reencarnação, que só foi criada por Kardec em 1857. Mas na Bíblia, há palavras equivalentes à reencarnação: renascimento, nascer de novo etc.




Em São João (capítulo 3), Jesus diz a Nicodemos que há dois tipos de renascimento: o da água e o do espírito, e que é necessário nascer novamente para se chegar ao reino dos céus. O nascer de novo do espírito é a conversão (metanóia), o que Paulo chama de homem novo, renovado espiritualmente. Já o nascer de novo da água é o nascer novamente da bolsa de água (líquido amniótico), em que vive o feto durante nove meses. O Nazareno explica melhor a questão, dizendo que existem dois tipos de nascer de novo. O nascido de novo do espírito é espírito. Jesus, não usando mais a expressão "nascido de novo da água", fala em "nascido de novo da carne". E nascer novamente da carne é reencarnação, é o espírito tomando carne de novo da carne dos pais, para renovar-se, ser melhor do que foi antes do seu nascimento carnal anterior.

Então, o nascer de novo do espírito, como vimos, pode ser numa mesma vida (conversão), mas pode ser também na nova reencarnação. Se lermos o texto bíblico que trata desse episódio, com bastante atenção e na íntegra, nós vamos ver que o nascido de novo da água, corrigido por da carne, nada tem a ver com o batismo. "O vento (espírito) sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem (de qual vida anterior), nem para onde vai (novo nascimento na carne ou reencarnação); assim é todo o que é nascido do Espírito (são João 3,8). A última palavra espírito vem com letra maiúscula, para dar a entender que se trata de Deus (Espírito Santo). Mas o nascido de novo (conversão) é do próprio espírito e não de Deus, pois é o espírito da pessoa que se renova, e não o de Deus. Mas mesmo que se interprete que o nascer novamente da água é do batismo, poderíamos entender também que o indivíduo estaria sendo rebatizado, pois ele já teria sido batizado em outra vida! Aliás, uma frase paulina deixa dúvidas sobre essa questão. "...que farão os que se batizam por causa dos mortos? Se absolutamente os mortos não ressuscitam, por que se batizam por causa deles?" (nação) que já acontece, e não da do final dos tempos. E Paulo fala que as carnes não se misturam, dizendo que a carne humana é humana e não de outra espécie. Por que ele diz isso, senão para combater a metempsicose grega da época, isto é, a reencarnação ou o nascer de novo da carne pelo espírito num corpo de um animal? (1 Coríntios 15,39). Kardec condena também a metempsicose (retorno do espírito em corpos de animais ou plantas).

A Bíblia fala em uma ressurreição superior, "kreiton" em grego, o que seria a libertação da carne (Hebreus 11,35; e Apocalipse 3,12). Se as Escrituras nos ensinam que a ressurreição é do espírito e não da carne (1 Coríntios 15,44; e 15,50), o espírito, além de ressuscitar no mundo espiritual quando o corpo morre (Eclesiastes 12,7), ele, o espírito, ao ressuscitar ou ao ressurgir de novo na carne, está reencarnando.

Como acabamos de ver, ressurreição e reencarnação são duas palavras que, afinal de contas, nos fazem lembrar de uma só e mesma coisa!

 

 

Publicado no Jornal OTEMPO em 11/10/2010

Fonte: http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=13119,OTE

 


topo

 

 

Leiam outros textos de José Reis Chaves:

>   O Criacionismo e o Evolucionismo são duas verdades possíveis

>   Demos as mãos à verdade, acatando na Bíblia a Mediunidade
>   Deus e o livre-arbítrio
>   A Diversidade religiosa  
>   A doutrina evangélica das obras e a paulina de sacrifícios e da graça
>   Em grego e português, palingenesia é sinônima de reencarnação
>   Em Teologia não sejamos um moleque, saibamos, pois, o que é Filioque
>   É o Espírito Santo dogmático que causa polêmica, não o bíblico
>   A fraca e estéril Fé da Educação e a forte e fértil Fé da Instrução
>   Homens inspirados por espíritos tidos como Deus escreveram a Bíblia
>   Honremos a Bíblia Mosaica, mas sigamos a Cristã em nada judaica
>   A Mulher não é Ovípara
>   Nós nos movemos no tempo, mas é ele que se move em Deus
>   Para os Cristãos, ele é um Encanto, mas o que é mesmo o Espírito Santo?
>   As penas bíblicas são eternas e jamais poderiam ser sempiternas
>   Qual cristianismo é o verdadeiro, o dogmático ou o evangélico?
>   A reencarnação segundo a Bíblia e a ciência
>   Ressurreição e reencarnação, duas palavras que são uma
>   Teologia nunca foi matemática, os Teólogos criaram essa problemática
>   A universalidade da reencarnação

 

 


topo



Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual