Espiritualidade e Sociedade



José Reis Chaves

>   O Criacionismo e o Evolucionismo são duas verdades possíveis

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

José Reis Chaves
>   O Criacionismo e o Evolucionismo são duas verdades possíveis



A teoria evolucionista já era defendida pelo filósofo grego Anaximandro, século 6º, a.C., que imaginou que o princípio de tudo era o infinito (indeterminado). Seria sua ideia de Deus? E o biólogo francês Chevalier Lamarck, desencarnado em 1829, concebeu a evolução orgânica, antes só se aceitava a geológica. Ele defendeu também as polêmicas teorias da geração espontânea e do transformismo.

Erasmo Darwing, avô de Charles Darwing, já havia levantado a ideia da evolução biológica. Mas coube a Charles Darwing e Alfred Russel Wallace, um dos criadores da Geografia Zoológica, ficarem consagrados como os verdadeiros criadores da teoria evolucionista. Wallace não tinha nenhum contato com Darwing. Mas havia uma semelhança tão grande entre os seus trabalhos literário-científicos e a obra de Darwing: “A Origem das Espécies” (1859), que até houve um acordo entre os dois cientistas antes da publicação dessa obra.

Darwing não era ateu. Em “A Descendência do Homem” (1871), ele tem uma certa tendência agnóstica. Mas ele cria em Deus, e disse: “Por maiores que tenham sido as crises por que passei, nunca desci até ao ateísmo, nunca cheguei a negar a existência de Deus”, Eliseu F. da Mota Jr, “Que é Deus?”, página 107, Ed. O Clarim, Matão, SP, citando a Revista Globo Ciência. E Wallace foi um dos grandes pesquisadores do Espiritismo científico. A falsa fama de os evolucionistas serem ateus se deve à adesão ao evolucionismo de cientistas materialistas, como T. H. Huxley, criador da palavra “agnóstico”.

As teorias criacionista e evolucionista triunfar-se-ão, pois são consentâneas com a ciência e a filosofia espiritualistas. Pierre Teilhard de Chardin aceitava ambas teorias. O espiritismo é também criacionista e evolucionista. A finalidade da reencarnação é justamente a evolução do espírito.Aliás, o espiritismo é a religião mais espiritualista que existe, pois lida diretamente com os espíritos. Também a Igreja Católica e uma parte das outras igrejas cristãs e demais religiões existentes no mundo são criacionistas e evolucionistas. O Vaticano não se desculpa com Darwing, pois nunca o condenou, afirma o padre Juarez de Castro (www.padrejuarez.com.br), secretário de Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, citado pelo padre Gladstone Elias de Souza no “Jornal de Opinião”, de 19 a 25-1-2009, da Arquidiocese de BH.

Discordamos de sto Agostinho, que ensinou que Deus criou o mundo do nada (“ex nihilo”), pois cremos que Deus engendrou o mundo do Todo, que é o próprio Deus! Mas concordamos com ele, quando ele afirma que a criação foi em estado potencial ou de semente, que vai se atualizando com o decorrer dos tempos.

Existem cristãos que ainda não aceitam a realidade do evolucionismo. Que eles comparem o homem da caverna com o de hoje! Eles pregam a criação bíblica literal do mundo, em seis dias de 24 horas, quando esses dias são períodos consecutivos de milhões de anos cada um. E eles creem também que Deus, literalmente, descansou mesmo no sétimo dia, quando Deus é incansável, e quando a Bíblia quer apenas nos mostrar que nós, sim, temos que descansar.

Esses cristãos estão atrasados, mas eles ainda têm um tempo sempiterno para evoluírem e conhecerem a verdade que liberta!

 

Fonte: Coluna no diário O TEMPO, de Belo Horizonte

 

 


topo

 

 

Leiam outros textos de José Reis Chaves:

>   O Criacionismo e o Evolucionismo são duas verdades possíveis

>   Demos as mãos à verdade, acatando na Bíblia a Mediunidade
>   Deus e o livre-arbítrio
>   A Diversidade religiosa  
>   A doutrina evangélica das obras e a paulina de sacrifícios e da graça
>   Em grego e português, palingenesia é sinônima de reencarnação
>   Em Teologia não sejamos um moleque, saibamos, pois, o que é Filioque
>   É o Espírito Santo dogmático que causa polêmica, não o bíblico
>   A fraca e estéril Fé da Educação e a forte e fértil Fé da Instrução
>   Homens inspirados por espíritos tidos como Deus escreveram a Bíblia
>   Honremos a Bíblia Mosaica, mas sigamos a Cristã em nada judaica
>   A Mulher não é Ovípara
>   Nós nos movemos no tempo, mas é ele que se move em Deus
>   Para os Cristãos, ele é um Encanto, mas o que é mesmo o Espírito Santo?
>   As penas bíblicas são eternas e jamais poderiam ser sempiternas
>   Qual cristianismo é o verdadeiro, o dogmático ou o evangélico?
>   A reencarnação segundo a Bíblia e a ciência
>   Ressurreição e reencarnação, duas palavras que são uma
>   Teologia nunca foi matemática, os Teólogos criaram essa problemática
>   A universalidade da reencarnação

 

 


topo




Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual