Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo

>   O momento propício para a educação do Espírito

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo
>   O momento propício para a educação do Espírito

 

É fundamental reavaliar, reaprender e saber fazer bom uso do conceito de que crianças e jovens espelham-se no comportamento de estreita convivência com seus pais e educadores, uma vez que esse período é o mais propício para a educação do Espírito



Nesse doloroso momento transitório do planeta, em que os valores morais se encontram perigosamente abalados, é imprescindível a todo aquele que se diz seguidor e propagador da doutrina do Cristo, não desviar seu olhar dos espíritos que, por agora, atravessam as faixas da infância e da adolescência.


A remodelação da personalidade espiritual

A orientação espírita é muito clara, nessa questão, ressaltando a relevância da responsabilidade dos pais e educadores na modelação da personalidade espiritual desses seres frágeis e inocentes, enviados por Deus para o reaprendizado terreno.

Nos primeiros anos do Espírito na carne, quis a sabedoria Divina revestir-lhe de inocência o mistério que envolve sua verdadeira natureza. No período da adolescência esse Espírito retoma tal qual era em seu passado reencarnatório, revelando, em peculiaridades comportamentais, as características de seu verdadeiro momento evolutivo no tempo.


A infância torna o Espírito suscetível para a reforma de seu caráter e a educação de suas más tendências

Sendo assim, o momento da infância é o mais propício para o aperfeiçoamento e o redirecionamento de suas inclinações morais.

Ensina a Doutrina Espírita que “a debilidade dos primeiros anos torna os Espíritos flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que devem fazê-los progredir. É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder”.


Fatores negativos que comprometem a educação espiritual em crianças e adolescentes

Contudo, em nossos dias, a inversão dos valores morais, a carga excessiva de trabalho que pesa sobre os ombros dos casais modernos, os desequilíbrios e as dissoluções conjugais, a falta de posicionamento espiritual e influenciador, por parte de pais e responsáveis, quanto ao sentido espiritual e religioso para com seus pequenos tutelados, a carência de uma pedagogia religiosa bem elaborada e envolvente, têm colocado em alto risco o período da infância e da adolescência, gerando inseguranças, traumas, dores e distúrbios emocionais complexos, muitas vezes acentuando-lhes e reafirmando-lhes tendências que deveriam justamente estar sendo corrigidas.


Promovendo a necessária educação espiritual

Para alcançar os resultados desejados e coerentes com a finalidade maior de nossa passagem pela Terra, juntamente com nossos filhos ou tutelados, resta-nos firmeza de decisão e vontade para afirmar posturas, concretizar resoluções consistentes na aquisição e na disseminação de educação espiritual, alinhando teoria e prática nos revezes do cotidiano, buscando pautar nossa conduta de forma adequada e harmonizada às leis divinas.

Os Bons Espíritos, que são as vozes do Cristo de Deus falando de novo aos corações dos homens, são contundentes ao nos conscientizar para o fato de que nosso tempo na Terra é por demais precioso e exige o melhor aproveitamento possível de nossa parte.

Quais valores, verdadeiramente, estamos incutindo na formação da personalidade espiritual de nossos filhos e educandos? É fundamental reavaliar, reaprender e saber fazer bom uso do conceito de que crianças e jovens espelham-se no comportamento de estreita convivência com seus pais e educadores, uma vez que esse período é o mais propício para a educação do Espírito.




Equipe Consciesp
Consciência Espírita - 2006
Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo


A R T I G O S
http://www.consciesp.org.br/materias2.php?id=37

 



topo


Leiam outros textos do Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo

->  Allan Kardec e a educação para a imortalidade
->  Assistência espiritual no momento da morte
->  O chamamento do infinito
->  Conceituação espírita sobre o bem e o mal
->  A diferença entre crer e ter fé
->  Dogmas científicos, filosóficos ou religiosos perdem sentido quando novas evidências falam alto à razão
->  26 maneiras de identificar se uma comunicação provém de um bom espírito
->  O fenômeno das vozes diretas do médium Leslie Flint
->  Filosofar e servir
->  A força da mensagem espírita está em sua delicadeza
->  Mediunidade, o limiar da percepção
->  Mediunidade dos Santos
->  O momento propício para a educação do Espírito
->  Um panorâma espiritual da depressão


topo