Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo

>    Allan Kardec e a educação para a imortalidade

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo
>    Allan Kardec e a educação para a imortalidade


Através das evidências de toda sua fenomenologia, o Espiritismo tem reunido fatos e argumentos suficientes para transformar e educar espiritualmente pessoas "de boa vontade", desde as simples às doutas — o que na verdade vem ocorrendo e pode muito bem ser comprovado.


Uma sólida e clara educação espiritual para a imortalidade, despertadora de sentimentos, atitudes e valores elevados, apresenta-se, atualmente, como a mais eficaz solução de combate à criminalidade, à violência, aos desenganos e demais vicissitudes que aprisionam o espírito humano ao sofrimento.

"A verdadeira educação é a que consiste na arte de formar caracteres, aquela que cria os hábitos, porque educação é conjunto de hábitos adquiridos", dizia Allan Kardec.

E justamente este é o objetivo da essência doutrinária do Espiritismo, opção moralmente regenerativa oferecida pelas dimensões superiores à criatura humana nesse triste momento de transição planetária.

Multiplicamos dificuldades quando temos em mãos a explicação simples
e natural da vida

O exuberante licor revitalizador que emana dessas dimensões superiores, pelo ensinamento dos bons Espíritos, tem encontrado abrigo na lucidez de alguns, mas resistência na imaturidade de muitos, a começar pelo discernimento cristalizado e reducionista da religião, da ciência e da filosofia vigentes, acomodadas à própria peculiar capacidade de embotar raciocínios.

Disseram os Espíritos a Kardec: "O homem se queixa muitas vezes de não compreender algumas coisas, mas é curioso ver-se como ele multiplica as dificuldades, quando tem em mãos uma explicação muito simples e natural". E é exatamente o que tem acontecido, com relação ao Espiritismo, nos setores de expressão máxima do sentimento, do raciocínio e do pensamento humano.

O Espiritismo reuniu fatos e argumentos suficientes para educar espiritualmente pessoas de boa vontade

Malgrado toda oposição e resistência, nada há de melhor e coerente capaz de sustentar e alimentar os anseios espirituais do homem contemporâneo, saciá-lo com essa explicação muito simples e natural dos mecanismos da vida, do que a oferecida pelos postulados espíritas.

Através das evidências de toda sua fenomenologia, o Espiritismo tem reunido fatos e argumentos suficientes para transformar e educar espiritualmente pessoas "de boa vontade", desde as simples às doutas — o que na verdade vem ocorrendo e pode muito bem ser comprovado.

Educando para além do símbolo, do dogma, do sacerdócio profissional, do silogismo e da mensuração de laboratório


Despertando a atenção da criatura para a sua realidade pré-existente e sobrevivente à morte do corpo físico; ao sentido de evolução progressiva e interminável do ser; à importância do autodomínio de sua natureza mental-emocional; pela compreensão das relações existentes no incessante intercâmbio psíquico entre a humanidade terrena e a humanidade invisível e, sobretudo, através da nitidez do discernimento do que convém e não convém para a sua própria auto-realização, estará o indivíduo capacitado para embrenhar-se, sem entraves e sem muletas psicólogicas, aos caminhos ascensionais de sua senda de imortalidade.

:: C O N S C I Ê N C I A E S P Í R I T A   2 0 0 5 ::
Cent. Est. Esp. Paulo Apóstolo de Mirassol - SP - Brasil

Fonte: http://www.consciesp.org.br/?pg=educacao_espirita


topo

 

Leiam outros textos do Centro de Estudos Espíritas Paulo Apóstolo

->  Allan Kardec e a educação para a imortalidade
->  Assistência espiritual no momento da morte
->  O chamamento do infinito
->  Conceituação espírita sobre o bem e o mal
->  A diferença entre crer e ter fé
->  Dogmas científicos, filosóficos ou religiosos perdem sentido quando novas evidências falam alto à razão
->  26 maneiras de identificar se uma comunicação provém de um bom espírito
->  O fenômeno das vozes diretas do médium Leslie Flint
->  Filosofar e servir
->  A força da mensagem espírita está em sua delicadeza
->  Mediunidade, o limiar da percepção
->  Mediunidade dos Santos
->  O momento propício para a educação do Espírito
->  Um panorâma espiritual da depressão


topo