Espiritualidade e Sociedade



Centro Espírita Ismael

>      Curso de Introdução à Filosofia Espírita

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Centro Espírita Ismael
>      Curso de Introdução à Filosofia Espírita


>   Texto completo em pdf - clique aqui para acessar o arquivo

 

 

Curso de Introdução à Filosofia Espírita

O objetivo desta apostila é fornecer conteúdo básico
para a formulação do pensamento crítico e reflexivo
à luz dos princípios codificados por Allan Kardec.

Organizado por Sérgio Biagi Gregório

 

Trecho:


O Método da Filosofia


» O método e os problemas

Método - do grego methodos significa caminho para chegar a um fim.

Todo método, seja na filosofia ou em qualquer outro campo, tem por finalidade formular ou tentar afirmações, previsões e explicações, e, no caso específico da filosofia, descobrir meios de chegar a uma reflexão mais precisa e eficaz sobre o eu, o outro e o mundo da natureza.

Entretanto, os métodos úteis para solucionar um certo conjunto de problemas podem ser totalmente ineficazes para solucionar outros conjuntos.

Lembremo-nos, porém, de que ainda há problemas para os quais não se conseguiu nenhum método capaz de proporcionar uma solução

(...)


» A fenomenologia como método

O método fenomenológico, que encontra a sua primeira formulação em Edmund Husserl, tem por intuito primeiro elaborar uma descrição rigorosa da realidade.

A essa realidade Husserl chama fenômeno, aquilo que se oferece à minha observação inte-lectual, isto é, à observação pura.
Para poder chegar a essa observação pura é necessário deixar de lado todas as idéias pre-concebidas, todos os preconceitos, tudo aquilo que ouvimos dizer, tudo aquilo que lemos a respeito.


O MÉTODO

Método - do grego methodos significa caminho para se chegar a um fim. Todo méto-do, seja em Filosofia ou em qualquer outro campo, tem por finalidade formular e tentar a-firmações, explicações e previsões, com o intuito de descobrir a verdade, contrapondo-se ao erro. Na ciência, utilizamos o método positivo; em filosofia, o método especulativo. Qual o alcance dessa diferença metodológica?

 

>   Texto completo em pdf - clique aqui para acessar o arquivo

 


topo