Espiritualidade e Sociedade



Antonio Cesar Perri de Carvalho

>    50 anos de fundação da Mocidade Espírita “Irmã Ragazzi Martins, de Araçatuba

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Antonio Cesar Perri de Carvalho
>  50 anos de fundação da Mocidade Espírita “Irmã Ragazzi Martins, de Araçatuba


Há 50 anos, no dia 15 de novembro de 1964, foi fundada e instalada a Mocidade Espírita Irmã Ragazzi Martins, como um departamento da Instituição Nosso Lar, em Araçatuba (SP). Esta Instituição havia sido inaugurada a apenas três anos. Ali funcionava as Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio, iniciadas por Emília Santos, e com a desencarnação desta em setembro de 1964, foram assumidas por Antonio Cesar Perri de Carvalho.
Dois meses depois, o então jovem araçatubense instalou a Mocidade Espírita – já citada -, e que passaria a ser a primeira Mocidade departamental de Araçatuba, e uma das primeiras do Estado. Até então, havia uma tradição das Mocidades Espíritas serem autônomas e algumas até com personalidade jurídica.

A cidade de Araçatuba contava com experiências de Mocidades Espíritas, algumas efêmeras, desde 1933. Inclusive, o jovem Ivan de Albuquerque, que residiu naquela cidade, atuou numa delas e depois de sua desencarnação funcionou a Juventude Espírita Ivan de Albuquerque (entre 1949-1952).

Na Instituição Nosso Lar, localizada num bairro que à época era muito distante do centro da cidade, tinha atuações assistenciais junto a famílias e reuniões públicas de explanação doutrinária e “sentia-se a necessidade da criação de um núcleo juvenil para permitir a continuidade de estudos às crianças que freqüentavam as Aulas de Moral Cristã Neio Lúcio. Em reunião acontecida no dia 15 de novembro de 1964 teve início a Mocidade Espírita Irmã Ragazzi Martins como um Departamento do Nosso Lar. Estiveram presentes 21 jovens. Composição da primeira Comissão Diretora desta Mocidade: Prresidente – Antonio Cesar Perri de Carvalho; Vice-presidente – Ismael Gobi; 1º. Secretário – Barcelo Ângelo Cintra; 2º. Secretário – Neusa Maria Gobi; 3º. Secretário – Fernandina Reis Pedroso; 1º. Tesoureiro – Olga Ângelo Cintra; 2º. Tesoureiro – José Lucas; 3º. Tesoureiro – Clélia Junqueira Sábio; Orientador de Estudos - sr. José Rubens Braga da Silva; Conselheiros – Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho; Zuleica Novo; Lúcia Helena Novo; Osvaldo Rodrigues Fonseca Filho.”(*)

A referida Mocidade Espírita sempre atuou integrada às ações da Instituição Nosso Lar e teve presença e ação em eventos mensais de confraternização na cidade, chamadas de “Tardes do Moço Espírita”, na região – como os eventos chamados COMENOESPs -, no Estado (as COMJESPs) e nos Cursos para Dirigentes de Mocidades Espíritas. Esteve presente na 1ª. COMJEB – Confraternização de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (Marília, 1965).

Poucos anos depois a equipe de trabalhadores da Instituição Nosso Lar, incluindo os jovens, se desdobrou em novas frentes de trabalho, em outras dependências que foram sendo fundadas, como a Casa Transitória, a Casa da Sopa Emília Santos e o Centro Espírita Luz e Fraternidade.

Antonio Cesar Perri de Carvalho é presidente da Federação Espírita Brasileira e 1º. secretário do Conselho Espírita Internacional. Atuou no movimento espírita de Araçatuba e região entre 1964 e 1989. Foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São, em gestões entre 1990 e 2000.

 


Instituição Nosso Lar em seu início. Arquivo Nosso Lar.


Rolando Perri Cefaly (Rolandinho) - (1930-1997) fundou a Instituição Nosso Lar ao lado de d. Emília Santos (1896 -1964). Arquivo Ismael Gobbo


Dona Emilia Santos ministrando evangelização na Instituição Nosso Lar ao lado do trabalhador e auxiliar Abílio Fernandes da Silva. Arquivo Nosso Lar.


Foto da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins. A partir da esquerda:
Adalberto Quirino da Silva (orador da manhã); Olga Angelo Cintra; Maria Helena M. Freire, Benedita Gobi (desencarnada); Zuleica Novo; Lúcia Helena Novo; Sueli Afonso Silva; Heloina Angelo Cintra; Neusa Maria Gobi; Fernandina Reis Pedroso; Jurdeci Santiago; Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho; Barcelo Angelo Cintra; Ismael Gobi (Ismael Gobbo); Darci Moreira da Silva (desencarnado); de pé: João Lucas; semi-encoberto não identificado. Fotografo César Perri. Arquivo Nosso Lar.


Cesar Perri entre a irmã Antonieta Maria Cristina Perri de Carvalho e a mãe Josefina Perri de Carvalho (dona Bebé) na Instituição Nosso Lar. Arquivo César Perri.


Recepção ao III Mini curso de Evangelizadores Espíritas de Araçatuba - 27 a 29/7/73. no Centro Espírita Luz e Fraternidade, departamento da Instituição Nosso Lar. César Perri, sentado e Ismael Gobbo, de pé à frente. Arquivo Ismael Gobbo


Participando de Encontro Regional de Mocidades do 4º. CRE da USE. 1/5/69. Célia e César - se casaram em 2/7/72; Ao fundo à esquerda José Rosa de Almeida (Macalé) e Ismael Gobbo


Mocidadades da região participando do Encontro Regional de Mocidades do 4º. CRE da USE. 1/5/69


Tarde do Moço Espírita na Instituição Nosso Lar. Integrantes da esquete “Escolinha da dona Bibi”:
Ismael Gobbo e as irmãs Neusa e Sonia e João Lucas da Silva (direita). Arquivo Ismael Gobbo.


Divaldo Pereira Franco, Faria e César Perri - Participando da COMJESP, em Ribeirão Preto, no ano de 1967.

_____________

 

Biografia

Irma Ragazzi Martins (13/05/1913 – 30/10/1959)

 

Nasceu aos 13/5/1913 em Santa Rita do Passa Quatro, SP, e desencarnou em Araçatuba aos 30/10/1959. Era casada com o sr. Francisco Martins Filho, com quem teve cinco filhos.

Dona Irma, como era conhecida, conheceu o Espiritismo em 1942, logo desenvolvendo mediunidades como psicofonia e clarividência. Freqüentava as reuniões da Aliança Espírita “Varas da Videira”, desde a reativação da Aliança, pois esta foi originalmente fundada em 1943, mas esteve paralisada durante algum tempo.

Com a paralisação da Aliança, desgastada em virtude de algumas manifestações comprometedoras e em razão da mudança de seu principal líder, o dr. Paulo Botelho de Camargo, as reuniões passaram a ocorrer na residência do casal Irma e Francisco. Mas também sofreram um lapso de funcionamento entre 1945 e 1946, período em que o sr. Francisco esteve em São Paulo. Em 1949, a atual Aliança foi oficialmente fundada, tendo o sr. Francisco Martins Filho como presidente. Irma acompanhou o esposo nas atividades.

Tanto na Aliança como na sua residência dona Irma era muito procurada. Consolava, orientava e realizava atendimentos mediúnicos. Nestas condições é que a ­conhecemos em 1957, juntamente com ­familiares nossos. Naquele período chegou a ser publicado um opúsculo, de baixa ­tiragem, como fruto de clarividência, a respeito da pluralidade dos mundos habitados. Embora muito enferma, manteve a tônica de dedicação ao próximo até momentos próximos à sua desencarnação.

Aos 15/11/1964, por estímulo de Emília Santos, participamos da fundação da Mocidade Espírita “Irma Ragazzi Martins”, na Instituição “Nosso Lar”, onde assumimos o encargo de seu primeiro presidente.

Biografia elaborada por Antonio César Perri de Carvalho
Livro Obra de Vultos, vol. , Use Regional de Araçatuba


Irma Ragazzi Martins

 

Fonte:
Carvalho, Antonio Cesar Perri. O espiritismo em Araçatuba. Araçatuba: Ed. UMEA, 1975, p.31.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/NOVEMBRO/15-11-2014.htm

 

 

Leiam também de: Antonio Cesar Perri de Carvalho
seta dupla verde claro direita  Benedita Fernandes - biografia
seta dupla verde claro direita  Chegar junto aos simples
seta dupla verde claro direita  Congressos espíritas: por quê? como? para quê?
seta dupla verde claro direita  Cristianismo, Espiritismo e o Anticristo - resenha da obra Leopoldo Cirne
seta dupla verde claro direita  Cultos religiosos em Cuba
seta dupla verde claro direita  50 anos de fundação da Mocidade Espírita “Irmã Ragazzi Martins, de Araçatuba
seta dupla verde claro direita  A edificação na 1ª. Epístola aos Coríntios
seta dupla verde claro direita  Epístola aos Gálatas e as “marcas do Cristo”
seta dupla verde claro direita  A Gênese - 150 anos, valor da obra e suas edições
seta dupla verde claro direita  Histórico da Instituição Nosso Lar - Primeiros tempos
seta dupla verde claro direita  Histórico da Instituição Nosso Lar - Desdobramentos iniciais
seta dupla verde claro direita  Memória do Espiritismo
seta dupla verde claro direita  Nestor Masotti e a divulgação internacional de Kardec
seta dupla verde claro direita  Pesquisa Nacional para Espíritas - 2017. Alguns comentários
seta dupla verde claro direita  Primeiro romance espírita – 150 anos
seta dupla verde claro direita  Uma década após Chico Xavier
seta dupla verde claro direita  Os valores segundo Paulo e perfil para os trabalhadores

 

 



topo