Espiritualidade e Sociedade




Aline Torres Sousa Carvalho & Guilherme Jorge de Rezende

>     A espetacularização da figura de Chico Xavier e a doutrina Espírita na narrativa midiática ‘Chico Xavier’

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Aline Torres Sousa Carvalho * & Guilherme Jorge de Rezende **
>     A espetacularização da figura de Chico Xavier e a doutrina Espírita na narrativa midiática ‘Chico Xavier’


Aline Torres Sousa Carvalho

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Minas Gerais. É mestre em Letras: Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João Del-Rei; especialista em Educação pela Universidade Federal de Lavras e graduada em Letras pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Desenvolve estudos nas áreas de Comunicação e Análise do Discurso, destacando as Narrativas de Vida, tendo como projeto atual o estudo da narrativa de vida de Chico Xavier.

Guilherme Jorge de Rezende
Doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e bacharel em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Autor do livro Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial (2000).

--------------------------------------

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar

 


Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de espetacularização da figura de Chico Xavier e da doutrina Espírita na narrativa midiática Chico Xavier, de Daniel Filho.

A metodologia consta de pesquisa bibliográfica e descrição e análise de excertos do filme, nos quais são observados, a partir da transcrição das falas e da identificação de videogramas, os mecanismos utilizados na inserção de Chico Xavier e da doutrina Espírita na esfera do espetáculo midiático. A partir da articulação entre os fundamentos teóricos e as reflexões resultantes da análise, verificamos a consolidação da representação de Chico Xavier como um herói olimpiano da cultura de massa contemporânea.

 

* texto disponível em pdf - clique aqui para acessar




topo