Em 2008, Orson Peter Carrara, de
Matão, publicou na revista semanal de divulgação
espírita O Consolador entrevista com o pedagogo espírita
Walter Oliveira Alves, a qual reproduzimos abaixo:
Walter Oliveira Alves:
"A Doutrina Espírita tem
um caráter eminentemente pedagógico" - Uma
visão da educação por parte de um pedagogo
espírita, que diz ser urgente investir na Casa Espírita
auxiliando o preparo psicopedagógico dos trabalhadores
da área infanto-juvenil e das demais áreas.

Formado em Pedagogia, Filosofia
e História da Educação e Psicologia da Educação
e Didática, Walter Oliveira Alves é diretor do IDE
– Instituto de Difusão Espírita, de Araras (SP),
cidade onde nasceu e reside.
Espírita há 35 anos,
palestrante e escritor, são de sua autoria os seguintes livros,
todos publicados pelo IDE: Deus, Nosso Pai (voltado
para a criança), Educação do Espírito,
Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita,
Prática Pedagógica na Evangelização
(vols. I, II e III) e O Teatro na Educação do
Espírito.
De sua dedicação à
educação, nasceram o conhecido Encontro Anual de Evangelização,
os dinâmicos sites de pedagogia e a Revista Pedagógica
Espírita, assuntos sobre os quais Walter concedeu-nos a seguinte
entrevista:
O Consolador: De onde seu
interesse pela Pedagogia? E como entender a Pedagogia Espírita?
Meu interesse pela pedagogia vem desde criança. Sempre quis
ser professor. Mas o interesse aumentou quando do meu contato com
a Doutrina Espírita. Entendemos por Pedagogia em geral, e
especialmente por Pedagogia Espírita, a ciência e a
arte da educação, o processo através do qual
se desenvolve o "germe" da perfeição no
íntimo de cada um, Espíritos imortais que somos, filhos
e herdeiros de Deus. É o desenvolvimento gradual e progressivo
das potências da alma, através do exercício
do amor e do conhecimento da verdade, verdade relativa ao nosso
estado evolutivo, ou seja, das leis que regem nossas vidas e principalmente
do "conhecimento de si mesmo". A Pedagogia Espírita
representa o retorno do AMOR e da VERDADE UNIVERSAL ao cenário
pedagógico da humanidade através da coragem de expressar
essa verdade sem preconceitos, sem meias verdades, como fez Eurípedes
Barsanulfo.
O Consolador: Foi a experiência
com os Encontros Anuais para formação de Evangelizadores,
em Araras, que culminou com o lançamento da Revista Pedagógica
Espírita?
A idéia de criar a Revista Pedagógica Espírita,
bem como o site www.pedagogiaespirita.org, nasceu em Nova York,
por ocasião de nossa viagem aos Estados Unidos, num ciclo
de seminários e palestras sobre Educação Espírita.
Por isso, o site ou portal Pedagogia Espírita tem caráter
internacional. Hoje, a Revista Pedagógica Espírita
conta com colaboradores de várias partes do mundo, Estados
Unidos, Brasil e vários países da Europa.
O Consolador: De onde surgiu a iniciativa dos já
tradicionais Encontros de Evangelizadores, em Araras, sempre realizados
durante os feriados de carnaval?
O Encontro no período do carnaval começou há
23 anos, devido a necessidade de preparar evangelizadores em nossa
região. Nos primeiros anos atendia apenas a região
de São Paulo, depois estendeu-se a todo o Brasil e a alguns
confrades de outros países.
O Consolador: Os sites vinculados à publicação
que estréia já estão ativos? Cite-os por favor
e apresente um resumo deles.
Nascido em Nova York, o site www.pedagogiaespirita.org tem o objetivo
de auxiliar os educadores espíritas, em especial os evangelizadores.
Consta de vários itens como: 1. Revista Pedagógica
Espírita; 2. Escola Virtual, com cursos on-line gratuitos;
3. Evangelização, com link para o site abaixo; 4.
Escola Espírita, correspondendo a estudos sobre a aplicação
pedagógica em uma escola genuinamente espírita e 5.
TV Educar - uma TV pela internet voltada para a educação
que deverá ser ativada apenas em meados deste ano. O site
www.evangelizacaoglobal.org é voltado para auxiliar o trabalho
do evangelizador espírita.
O Consolador: Como são organizados os encontros anuais
em Araras? Qual o critério e quais as didáticas aplicados?
Os encontros são organizados por uma equipe pedagógica
e visa oferecer embasamento teórico e subsídios para
a prática pedagógica na Evangelização,
bem como oficinas de artes: música, teatro, dança,
artes plásticas e literatura infantil.
O Consolador: Como você tem visto pelo país
a aplicação da pedagogia espírita nas instituições?
A nosso ver, a Doutrina Espírita tem um caráter eminentemente
pedagógico. Ao apresentar o homem como um Espírito
em um processo evolutivo, num constante "vir-a-ser", desenvolvendo
gradualmente as potências da alma, o "germe da perfeição"
ou o Reino a que se referiu Jesus, a Doutrina Espírita se
torna um roteiro pedagógico para toda a humanidade. Faz renascer
o Evangelho de Jesus em toda a sua pureza primitiva, como bem citado
por Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo, e, ao
mesmo tempo, oferece novos conhecimentos que Jesus, como Mestre
por excelência, não poderia naquela ocasião
ensinar, devido ao grau evolutivo dos "alunos" da época.
Nesse sentido, a Pedagogia Espírita está presente
hoje na mente e no coração dos educadores espíritas,
sejam professores, evangelizadores ou pais. Está presente
nos jovens e adultos que labutam na evangelização
infanto-juvenil, que palestram nas Casas Espíritas, que participam
dos grupos de estudos, nas atividades assistenciais exercitando
e exemplificando o amor ao próximo.
O Consolador: Uma das grandes dificuldades do movimento
espírita tem sido o preparo – ou o despreparo –
de trabalhadores nessa área (infância e mocidade),
especialmente o desinteresse de muitos dirigentes para a essencial
questão. Como vencer isso?
O progresso se faz lentamente, mas está ocorrendo. Exatamente
por não ser elitista, a pedagogia espírita amplia
seus estudos em todos os campos do saber humano. Mas hoje é
urgente investir na Casa Espírita, auxiliando o preparo psicopedagógico
dos trabalhadores, não só da infância e juventude,
mas de todas as áreas. A Casa Espírita representa
hoje a Escola Espírita em toda a sua simplicidade, beleza
e dinamismo, oferecendo as bases para a construção
do conhecimento dentro de cada um, da divulgação da
VERDADE UNIVERSAL, ou seja, desse conhecimento que liberta a alma
de preconceitos e dogmas e, ao mesmo tempo, incentiva a prática
do AMOR.
O Consolador: Qual a melhor dica para prender a atenção
da criança e transmitir o ensino espírita?
A educação, em seu aspecto global, não se limita
ao ensino espírita. O conhecimento é necessário
e indispensável, mas não suficiente. A Educação
do Espírito tem como objetivo o desenvolvimento integral
do Espírito, as potências da alma, em todos os aspectos,
intelectual (aspecto cognitivo), moral e afetivo (aspecto afetivo)
e na vontade (aspecto volitivo). O próprio conhecimento que
a Doutrina Espírita oferece, de forma clara, dentro da estrutura
deixada por Allan Kardec, a partir de O Livro dos Espíritos,
é tremendamente atrativo para as crianças e especialmente
para os jovens. Temas como reencarnação, imortalidade
da alma, lei de causa e efeito, pululam por toda parte, nos filmes,
documentários e até mesmo nas novelas da televisão.
A Casa Espírita tem, pois, o objetivo de esclarecer, de tirar
dúvidas e oferecer esse conhecimento de forma autêntica
e profunda, através das obras de Kardec e demais obras espíritas,
psicografadas ou não. Mas a criança, o jovem e todos
nós aprendemos vivenciando, em seu aspecto intelectual, afetivo
e volitivo. Deve-se trabalhar o "querer", o sentimento
e o intelecto, de forma integrada. Vemos isso em Pestalozzi quando
afirma que a criança deve ser estimulada na inteligência,
no sentimento e nos sentidos (método intuitivo). Alias, é
de Pestalozzi a melhor definição de educação,
que pode muito bem ser utilizada por todos nós: a educação
é "o desenvolvimento natural, progressivo e harmonioso
de todos os poderes e faculdades do ser".
O Consolador: Qual a importância da
arte (música, teatro, dança, artes plásticas
e atividades pedagógicas) na educação do Espírito?
A arte exerce enorme influência tanto no aspecto afetivo como
no aspecto volitivo. Como atividade criadora por excelência,
vem ao encontro das necessidades de movimento, expansão e
ação das crianças, jovens e adultos. Não
apenas ação motora, mas os movimentos intensos da
própria alma na expansão profunda do sentir e do querer.
À Educação Espírita cabe a tarefa de
conduzir essa criatividade para os canais superiores da vida.
O Consolador: Para quem está distante e não
tem oportunidade ou recurso para participar de eventos de preparo
e reciclagem como os realizados em Araras, mas possui dentro de
si muito amor e boa vontade, que recursos você indica para
tornar as aulas agradáveis e atraentes?
Sugerimos acessar o site www.pedagogiaespirita.org, no qual são
ministrados alguns cursos gratuitamente. O participante poderá
também participar da lista pedagogia espírita, ampliando
assim, através de trocas de idéias, estudos e prática,
a sua visão da educação em seu aspecto integral:
a educação do Espírito.
O Consolador: Para quem quiser assinar a revista, quais
os contatos? Ela é uma publicação voltada para
a prática pedagógica, como indica seu título?
Ela é voltada tanto para a teoria como para a prática.
A assinatura poderá ser feita no site www.pedagogiaespirita.org
ou diretamente no link: www.pedagogiaespirita.org/revista/assinatura.htm