Espiritualidade e Sociedade





Érico Bomfim

>    Uma introdução à arte mediúnica


Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Érico Bomfim
>   Uma introdução à arte mediúnica

 

O artigo "Uma introdução à arte mediúnica" de autoria de Érico Bomfim, apresenta informações muito interessantes sobre a vida e atividades mediúnicas de três médiuns dedicados à demonstração da realidade além da vida através de três formas de expressão da arte: a literatura, a pintura e a música. Além de descrever as obras e comunicações dos Espíritos através desses médiuns, o Autor mostra que nesses três casos, se observam alguns fatores comentados por Kardec como muito relevantes para a demonstração da existência da alma e da realidade espiritual. Esse artigo, além de trazer informações sobre a vida de alguns médiuns conhecidos, é um importante estudo sobre alguns aspectos doutrinários envolvendo a confirmação da identidade dos Espíritos através da arte.

 

 

Resumo:

 

Este artigo se propõe a introduzir o tema da arte mediúnica, traçando as características gerais de três casos, um na literatura (Chico Xavier), um na pintura (Luiz Antonio Gasparetto) e um na música (Rosemary Brown).

Como ficará claro, os três casos, provavelmente os mais notórios em seus respectivos campos, compartilham um grande conjunto de características e mesmo todo um discurso. Até certo ponto, alguns dos elementos dos casos parecem ter sido bastante antecipados por Allan Kardec.

 

 

*   texto disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

 

 

De Érico Bomfim vejam os vídeos:

->   Uma investigação estilística sobre uma peça musical atribuída ao Espírito de Wolfgang Amadeus Mozart

Este trabalho é um projeto de pesquisa. A pesquisa será sobre o Fragmento de Sonata ditado pelo Espírito de Mozart ao médium Bryon d’Orgeval, que foi queimado, junto com diversas outras obras espíritas, no auto de fé de Barcelona.


-> 
   Nova performance, por Érico Bomfim, do famoso fragmento de sonata atribuído ao Espírito de Mozart

Em comemoração ao lançamento de 'O Livro dos Espíritos' em 18 de abril, apresentamos nova performance, por Érico Bomfim, do famoso fragmento de sonata atribuído ao Espírito de Mozart. Essa composição foi recebido pelo médium Brion D'Orgeval e tocada pela primeira vez pela Mlle. de Davans à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas em abril de 1859, coordenada, na época, por Allan Kardec. De Davans foi aluna de Frédéric Chopin.


-> 
  A Música de Rosemary Brown: questões de forma, estilo e autoria na Sonata em fá menor, atribuída a Franz Schubert

Projeto de pesquisa que vem produzindo em sua graduação denominado: "A Música de Rosemary Brown: questões de forma, estilo e autoria na Sonata em fá menor, atribuída a Franz Schubert", onde analisou a médium inglesa, que produziu extensa obra mediunica de partituras diversas.

 

Visitem o Jornal de Estudos Espíritas (JEE), editado por Alexandre Fontes da Fonseca
       -   https://sites.google.com/site/jeespiritas

Jornal de Estudos Espíritas (JEE)
volume - 4 - 2016 - Art. N. 010202 - https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016

 

Fonte:
https://sites.google.com/site/jeespiritas/volumes/volume-4---2016/resumo---art-n-010202

https://drive.google.com/file/d/0BwP5l2F8N4s3cjJZUnNUek9nUEE/view

 



topo

 

Acessem os Artigos, teses e publicações: ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual