Josué Bertolin

>    Ciência e fé em debate: perspectivas históricas

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Josué Bertolin
>    Ciência e fé em debate: perspectivas históricas

 

Dissertação de Mestrado / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP 2015

Orientador - Santos Filho, Gildo Magalhães dos (Catálogo USP)

Banca examinadora

Santos Filho, Gildo Magalhães dos (Presidente)
Guerriero, Silas
Queiroz, Francisco Assis de

Resumo

Ciência e religião são dois importantes fundamentos da sociedade humana. Ambas possuem uma influência, direta ou indireta, na vida das pessoas. No entanto, o que se consolidou no senso comum é que existe um conflito irreconciliável instalado entre razão e fé. Tal antagonismo tem publicidade corriqueira. É notada, por vezes, uma abordagem reducionista do assunto, e, assim, perpetuam-se imagens prejudiciais ao progresso desses campos do saber, portanto um atraso para a civilização como um todo. Ao se estudar o desenvolvimento científico ao longo da história, é inevitável considerar sua relação com o pensamento religioso, ou com os sistemas de crença religiosa, ou ainda com as instituições religiosas. Por isso, esse trabalho vem discutir a relação entre ciência e fé, sob uma perspectiva histórica. Busca-se, também, compreender nesses termos a possibilidade de haver progresso em ambas ciência e religião , numa realidade de relativo equilíbrio e, talvez até, de intercâmbio mais produtivo para ciência e religião. Foram realizadas pesquisas na literatura geral sobre o tema a fim de se conhecer o estado da arte desse debate. A partir da leitura e seleção sistemática dos dados recolhidos, e a classificação e organização das informações coletadas, reuniu-se diversas visões sobre o assunto para contribuir na reflexão do tema e mostrar que a discussão é abrangente. Foi possível concluir que a teoria de conflito não traduz a contento o que historicamente se evidencia. O relacionamento entre ciência e religião é multifacetado e complexo, sendo que elas têm contribuído no desenvolvimento de uma com a outra, conscientemente ou não. Abrem-se possibilidades de interação construtiva entre as áreas do saber.

 

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Fonte: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-16062015-125946/pt-br.php




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