Espiritualidade e Sociedade




Julie Beischel and Gary E. Schwartz

   >    Recepção Anômala de Informação Demonstrada por Médiuns de Pesquisa Usando um Protocolo Triplo-Cego Singular

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Julie Beischel and Gary E. Schwartz
>    
Recepção Anômala de Informação Demonstrada por Médiuns de Pesquisa Usando um Protocolo Triplo-Cego Singular
- título original - Anomalous Information Reception by Research Mediums Demonstrated using a Novel Triple-Blind Protocol

 

->   texto completo em pdf - clique aqui para acessar -


Tradução: Vitor Moura Visoni

 


Resumo:

 

Contexto: Investigar a informação informada por médiuns é enfim importante em determinar o relacionamento entre cérebro e consciência além de ser de profundo interesse público.

Objetivo: Este estudo triplo-cego foi projetado para examinar a recepção anômala de informação sobre indivíduos mortos por médiuns de pesquisa sob condições experimentais que eliminem explicações convencionais.

Participantes: Oito estudantes da Universidade de Arizona serviram como assistentes: quatro tinham experimentado a morte de um pai ou mãe; quatro, de um companheiro. Oito médiuns que previamente tinham demonstrado uma capacidade de relatar informação exata em um cenário de laboratório executaram as leituras.

Metodologia: Para otimizar diferenças identificáveis potenciais entre leituras, cada pai ou mãe mortos eram emparelhados com um companheiro morto de mesmo gênero. Os assistentes não estavam presentes nas leituras; um experimentador cego à informação sobre os assistentes e mortos serviu como assistente substituto. Os médiuns, cegos aos assistentes e às identidades mortas, cada um fez as leituras de dois assistentes ausentes e seus companheiros mortos; cada par de assistentes foi lido por dois médiuns.
Cada assistente cego então marcou um par de cópias relacionadas (uma era a leitura pretendida para ele/a; a outra, a leitura emparelhada de controle) e escolheu a leitura mais aplicável a ele/a.

Resultados: Os resultados incluíram avaliações significativamente mais altas para as leituras pretendidas contra as de controle (p = 0,007, tamanho do efeito = 0,5) e resultados significativos na escolha da leitura (p = 0,01).

Conclusões: Os resultados sugerem que certos médiuns anomalamente podem receber informação exata sobre indivíduos mortos. O projeto de estudo eficientemente elimina mecanismos convencionais assim como telepatia como explicações para a recepção de informação, mas os resultados não podem distinguir entre hipóteses paranormais alternativas, tais como sobrevivência da consciência (a existência continuada, separada do corpo, de uma consciência do indivíduo ou personalidade depois de morte física) e super-psi (ou super-PES; recuperação de informações via um canal psíquico ou campo quântico).

Palavras-chave: recepção anômala de informação, sobrevivência da consciência, mediunidade, relacionamento mente-cérebro.

___________



->   texto completo em pdf - clique aqui para acessar -

 


topo