Espiritualidade e Sociedade



Caio Lucidio Arruda Junior; Mariana Campos Nunes;
Rafael da Silva Viana; Rafael Silva da Costa

>     Critérios de Excelência do Prêmio Nacional de Qualidade no âmbito do Centro Espírita Maria Madalena

Artigos, teses e publicações

Compartilhar

Caio Lucidio Arruda Junior; Mariana Campos Nunes; Rafael da Silva Viana; Rafael Silva da Costa
>     Critérios de Excelência do Prêmio Nacional de Qualidade no âmbito do Centro Espírita Maria Madalena

 

- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -

 

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para a obtenção do grau de Bacharel em Administração no Curso de Administração de Empresas da Universidade Paulista


Tema

O tema deste trabalho é a descrição dos critérios de excelência adotados pelo Prêmio Nacional de Qualidade, inserindo-os no contexto do Centro Espírita Maria Madalena de maneira a subsidiar uma proposta de melhoria para o gerenciamento de informações


RESUMO

Este trabalho tem por objetivo descrever os critérios de excelência adotados pelo Prêmio Nacional de Qualidade, no contexto do Centro Espírita Maria Madalena, de maneira que se possa propor uma sugestão de melhoria no âmbito do gerenciamento de informação da instituição, a qual se trata de uma instituição religiosa sem fins lucrativos.

Para atingir esse objetivo buscou-se fazer um levantamento teórico sobre os critérios de excelência adotados pelo Prêmio Nacional de Qualidade além de levantar dados sobre os diversos públicos que permeiam a organização analisada. Para atingir o objetivo foi feita uma entrevista estruturada, pesquisa de campo, pesquisa documental, e observação da instituição da instituição pesquisada.

O critério Liderança teve o pior desempenho no âmbito do Centro Espírita Maria Madalena, em especial no quesito comunicação, os critérios Estratégias e Planos, Clientes, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados, tiveram um bom desempenho, e o critério Sociedade teve um ótimo desempenho, principalmente devido aos resultados obtidos junto a sociedade.

Com as mudanças econômicas que afetam o País, dos esforços para a democratização das atividades e do aumento das carências sociais, o Governo tem procurado encorajar o desenvolvimento de organizações sem fins lucrativos, para desempenhar atividades voltadas ao interesse publico e social. Em conseqüência, essas organizações do terceiro setor, ao longo do tempo, tornam se importantes agentes para a melhoria da sociedade e da estabilidade social.

As instituições sem finalidades lucrativas merecem lugar de destaque na atividade socioeconômica do Brasil. Foi observado que apesar da instituição pesquisada ainda não adotar as práticas de excelência do Prêmio Nacional de Qualidade, obtém bons resultados nos seus objetivos. Foi sugerido um proposta de melhoria na gestão da informação no âmbito do Centro Espírita Maria Madalena.

- tese disponível em pdf - clique aqui para acessar -



topo

ordem pelo sobrenome dos autores :
- A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O
- P - Q - R - S - T - U - V - W - X - Y - Z - Allan Kardec
* lembrete - obras psicografadas entram pelo nome do autor espiritual